Artes/cultura
16/08/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 09/09/2024 às 08:25
O brownie é um dos doces feitos com chocolate mais adorados no mundo todo. Com consistência crocante e recheio macio e úmido, esse bolinho é apreciado por muita gente.
Mas o seu surgimento é bastante curioso: ele nasceu por conta de um acidente cometido por um cozinheiro, que acabou dando origem a um dos doces mais populares que existem.
Essa deliciosa sobremesa apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos em uma data incerta, mas compreendida entre o final do século XIX e o início do XX. Sua primeira receita foi publicada em 1896 no livro The Boston Cooking School Book, de Fannie Merrit Farmer, que até hoje se mantém como referência para a cozinha doméstica
E há algumas teorias afirmam que esse bolo surgiu por acidente: um padeiro de Chicago teria esquecido de por fermento na massa, dando origem a um doce que não cresceu. O descuido gerou um bolo "embatumado" e, para disfarçar, cortou-o em quadradinhos. Por sorte, ele estava delicioso e fez sucesso.
A sobremesa ganhou o nome "brownie" por causa da cor (brown, em inglês, significa "marrom"). Na receita original, ainda não se usava chocolate: o principal ingrediente era o xarope de melaço.
À medida que o doce foi ganhando mais popularidade, novas receitas foram surgindo. Uma das mais conhecidas até hoje é a que acrescenta nozes. Mas há ainda versões com manteiga de amendoim, pedaços de caramelo e outros ingredientes.
Na década de 1990, os brownies de chocolate branco fizeram sucesso, tirando um pouco o gosto tradicional do chocolate amargo. Mas as pessoas não deixaram de inventar, e acrescentaram à massa ingredientes mais inusitados, como hortelã e frutas vermelhas.
Caso você queira preparar essa iguaria, saiba que ela necessita de pouquíssimos ingredientes. Basicamente, o doce é feito com farinha, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. É a falta de fermento que dá justamente aquele aspecto compacto característico do brownie.
De todo modo, o brownie perfeito nem sempre é fácil de obter. Alguns cozinheiros dão algumas dicas para que se chegue ao ponto certo. Entre eles, está o de não usar ovos demais (o que pode deixá-lo com uma consistência mais próxima de um bolo tradicional), não bater a massa na batedeira, e sim à mão, assá-lo em menos tempo do que assaria um bolo e preferir sempre o açúcar cristal. Isso tudo ajudará a chegar naquele brownie deliciosamente crocante que todo mundo gosta.