publicidade

Esta incrível imagem da Terra e da Lua foi clicada lá de Marte!

09/01/2017 às 08:212 min de leitura

Quem nunca se maravilhou com as fotografias da Terra e da Lua clicadas do espaço? Pois agora existe mais uma delas para a coleção! Tudo bem que o registro que você viu na imagem que abre esta matéria não é o mais nítido que existe, mas, nem por isso ele deixa de ser incrível. Afinal, de acordo com Darren Quick, do portal New Atlas, ele não foi capturado aqui de pertinho não, mas sim de uma distância de espantosos 205 milhões de quilômetros.

Segundo Darren, a foto foi clicada pela câmera HiRISE (de High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo da sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da NASA, que se encontra em órbita ao redor de Marte. Conforme explicou, a imagem foi registrada enquanto o dispositivo usava o reflexo da face da Lua voltada para o nosso planeta para calibrar uma porção de dados coletados durante uma das fases da missão.

Visão marciana

De acordo com a NASA, a Lua é muito menos brilhante do que a Terra e, portanto, para que a visão de uma não ofuscasse a da outra, a imagem divulgada combina duas exposições diferentes registradas pela sonda no dia 20 de novembro do ano passado. Além disso, a agência espacial disse que, na foto, o satélite aparece muito mais próximo do nosso planeta do que na realidade por conta do ângulo em que ela foi registrada. Veja novamente:

Terra e Lua clicadas a mais de 200 milhões de quilômetros de distância!

Segundo a NASA, a distância entre a Lua e a Terra equivale a aproximadamente 30 vezes o diâmetro do nosso planeta. No entanto, para que fosse possível capturar a face da Lua voltada para nós, terráqueos, as imagens tiveram que ser produzidas quando o satélite se encontrava quase atrás do nosso planeta — do ponto de vista marciano.

No entanto, a relação entre os tamanhos e o posicionamento da Lua com respeito à Terra estão certinhos nas fotos. Outra coisa interessante sobre a imagem é que, embora ela não seja a mais nítida que existe por aí, ainda assim é possível distinguir as massas continentais da Terra, como é o caso da Antártida, na parte inferior do planeta, e a Austrália, na região central.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: