Fenômeno astronômico raro acontece em pleno domingo de Carnaval
3.015
Compartilhamentos

Fenômeno astronômico raro acontece em pleno domingo de Carnaval

Último Vídeo

Na manhã do próximo domingo (26), bem no meio do Carnaval, acontece o primeiro eclipse solar de 2017. Ele será anular, ou seja, quando o disco da Lua não chega a encobrir todo o Sol durante sua passagem entre o astro e a Terra, e poderá ser visto no hemisfério Sul durante pouco mais de 1 hora.

No Brasil, a visualização será parcial, e moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm mais chances de conseguir presenciar o evento. No entanto, o dito anel de fogo só será observado por completo por quem estiver no sul da Argentina e do Chile, bem como na região centro-sul da África e em partes específicas do Atlântico.

Eclipse solar anular de 2012, observado no Texas, EUA

A pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, em entrevista à EXAME.com, explica que um eclipse solar só acontece quando a Lua está alinhada com o Sol e a Terra, em fase de Lua Nova, e que os eclipses da Lua e do Sol ocorrem sempre em datas próximas, em virtude de suas órbitas.

Na simulação abaixo, divulgada pela NASA, você confere as regiões de onde será possível observar o eclipse:

Como observar?

Vale lembrar que é preciso muita cautela ao observar o Sol, pois a radiação pode causar danos temporários ou permanentes à retina, mesmo com óculos de sol ou filmes de raio X. O mais indicado é utilizar um telescópio com proteção contra raios ultravioleta, buscar eventos organizados em observatórios espaciais ou apelar para a transmissão online.

Mais eclipse!

O segundo e último eclipse solar do ano será em 21 de agosto. Com duração prevista de 2 minutos e 40 segundos, segundo a NASA, ele será parcial no hemisfério Sul; porém, em regiões do hemisfério Norte, especialmente nos Estados Unidos, ele será total, o que significa que a escuridão completa se fará presente. Legal, né? Por lá, o pessoal está tão ansioso por esse fenômeno que existe até contagem regressiva!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.