Você sabe por que a Via Láctea tem esse nome?
Seja o primeiro a compartilhar

Você sabe por que a Via Láctea tem esse nome?

Se alguém dia você já se perguntou por que a Via Láctea teria recebido esse nome, você está prestes a conseguir a resposta. Emily Upton, uma das colunistas do site Today I Found It, publicou nessa semana uma análise interessante sobre a origem do nome da nossa galáxia e uma série de curiosidades a respeito dos diversos nomes que a Via Láctea teria recebido em outros países.

Traduzindo literalmente, Via Láctea nada mais é do que uma espécie de “estrada do leite”. Estranho, não é mesmo? Para esclarecer, a colunista explica que os romanos emprestaram esse nome dos gregos, que chamavam o nosso sistema estelar de “galaxias kyklos”, que seria algo como “ciclo do leite”. Curiosamente, esse mesmo nome criado pelos gregos também teria dado origem à palavra “galáxia”.

Um pouco de mitologia

Fonte da imagem: Reprodução/Crystalinks

Não é possível saber ao certo quem teria inventado o nome, mas basta olhar para o céu para entender o que teria inspirado os gregos a batizar a galáxia dessa maneira. Se observado da Terra em uma cidade afastada e com poucas luzes, o céu exibe uma vista incrível de um rastro esbranquiçado e iluminado pelas estrelas, o que pode ser comparado a um caminho de leite.

Para reforçar a ideia, a mitologia grega conta que Zeus teria trazido Herácles para se alimentar no seio de Hera enquanto ela dormia. Confusa com a situação, afinal Herácles não era seu filho, Hera teria acordado enquanto Héracles era amamentado e o teria empurrado, fazendo com que algumas gotas de leite caíssem. Essas gotas de leite seriam a origem da galáxia de acordo com a visão de mundo dos gregos.

A Via Láctea em outras línguas

Em várias línguas, o nome Via Láctea foi mantido: “Milky Way”, em inglês, “Milchstrasse”, em alemão e “Melkeveien” em norueguês seriam alguns exemplos. Mas outros povos criaram suas próprias histórias para o surgimento da galáxia e, por isso, escolheram nomes diferentes. Confira:

Linnunrata – Finlândia

“Linnunrata” significa “caminho de pássaros” em finlandês. Esse nome surgiu de uma história da mitologia finlandesa que conta que o mundo foi formado a partir da eclosão de um ovo. Dessa maneira, o céu seria a casca do ovo e a Terra teria uma forma achatada. Os limites da Terra eram chamados de “Lintukoto” e serviam como moradia para os pássaros. Para os finlandeses, o caminho de luz que os gregos acreditavam ser formado de leite era, na verdade, o caminho que as aves faziam até Lintukoto, por isso a Via Láctea foi batizada de Linnunrata.

Rio Prateado – China

Fonte da imagem: Reprodução/Wugengyou

Em boa parte da Ásia, a Via Láctea é conhecida como o “Rio Prateado”. A lenda chinesa conta que existia uma bela jovem conhecida como a Deusa Bordadeira, que era filha da Rainha-Mãe Celestial. Um dia, um jovem fazendeiro estava cuidando de seus animais quando resolveu espiar a Deusa Bordadeira que tomava banho em um lago próximo. Naquele momento, os dois se apaixonaram e, em pouco tempo, se casaram e tiveram dois filhos.

Porém, a Rainha-Mãe Celestial ficou com inveja do amor dos jovens e sequestrou a Deusa Bordadeira. Quando o fazendeiro tentou persegui-las para resgatar seu amor, a Rainha criou um rio prateado entre eles para que os amantes permanecessem separados para sempre. Esse rio prateado é o que conhecemos como Via Láctea.

Curiosamente, no Japão e na Coreia, o termo que equivale a “rio prateado” também é usado para galáxias em geral, e não apenas para a Via Láctea.

Via Invernal – Islândia, Suécia e Noruega

Alguns países localizados mais ao norte batizaram a Via Láctea de Via do Inverno ou Via Invernal. Esse é o significa de “Vetrabrautin” na Islândia, “Vintergatan” na Suécia e “Vinterbrauta”, o nome alternativo da galáxia na Noruega. Acredita-se que esses povos assim chamaram o sistema estelar porque a Via Láctea fica mais visível durante o inverno no Hemisfério Norte.

Hard Goghi Chanaparh – Armênia

“Hard Goghi Chanaparh” significa “o caminho do ladrão de palha” em armênio. A história conta que o deus Vahagn teria roubado uma enorme quantidade de palha de Barsham, o rei da Assíria. Seu objetivo era levar toda a palha para a Armênia durante um inverno bastante frio. Para isso, ele teria atravessado o céu e derrubado um pouco de palha em seu caminho, formando a Via Láctea.

Algumas evidências apontam que a história armênia teria se espalhado para diversos países e inspirado outros povos a usar a mesma referência para nomear a nossa galáxia. Na Chechênia, a Via Láctea se chama “Ça Taxina Taça” ou “a rota da palha espalhada”; na Turquia, “Samanyolu” é a “estrada de palha” e na Croácia, “Kumova Slama” significa “a palha de Deus”, embora os croatas também utilizem o termo Via Láctea.

Caminho de Compostela - Espanha

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Os nomes da Via Láctea na Espanha são bastante variados. Além de utilizarem o mesmo nome que nós, os espanhóis também batizaram o sistema estelar de “Caminho de Santiago”. A explicação para esse nome está na história dos peregrinos que utilizavam a Via Láctea para se localizar e chegar à terra santa de Santiago de Compostela.

Além disso, “Compostela” é a terceira nomenclatura que a galáxia recebeu e sua tradução está diretamente ligada ao sistema, já que a palavra significa “o campo de estrelas”.

*Publicado originalmente em 28/08/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER