Ciência tenta prever inteligência de bebês através da análise de seus cocôs

19/07/2017 às 13:121 min de leitura

Você provavelmente já deve ter xingado alguém dizendo que essa pessoa teria um “pensamento de mer**”, não é mesmo? Pois bem, então talvez você tenha que rever esse conceito, já que os cientistas estão conseguindo prever a inteligência dos bebês através da análise de seus cocôs!

Os micro-organismos estão presentes em nosso corpo com diversas funções. Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, analisou o microbioma intestinal de 89 crianças na faixa de 1 ano de idade para tentar traçar paralelos entre a capacidade cognitiva e a quantidade de bactérias presentes nas fezes.

Os resultados foram divididos em 3 grandes grupos: crianças que apresentavam uma maior concentração de bactérias do gênero Bacteroides, outras com níveis mais altos do gênero Faecalibacterium e, por fim, infantes com altos níveis de bactéria sem gênero identificado, mas pertencentes à família Ruminococcacaea.  

Produzindo material para análise

Após essa análise, os cientistas esperaram 1 ano até a aplicação de testes cognitivos para tentar compreender como estaria o aprendizado desses bebês. Através da Escala Mullen, foi possível analisar as capacidades motora, de percepção e de linguagem. Curiosamente, aqueles que estavam na categoria dos Bacteroides eram os que obtiveram os melhores resultados – e por uma grande margem!

Outro detalhe que favorecia os bebês foi uma menor diversidade bacteriana em seus intestinos: ou seja, quem tinha uma variedade de bactérias maior acabou indo pior nos testes! “Nós originalmente predizemos que as crianças com microbiomas altamente diversificados teriam um desempenho melhor”, afirmou a pesquisadora Rebecca Knickmeyer.

O que faz um grupo de bactérias ser mais influente na inteligência infantil do que outro ainda permanece um mistérios. Também será necessário compreender como crianças de diferentes etnias e criações reagem a esses testes, mas é curioso saber que, quem sabe no futuro, poderemos dar nota 10 já para a caquinha de nossos filhos.

Não adianta fazer cara feia: seu bebê pode estar apenas se preparando para os testes

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: