Vírus zika pode se tornar uma arma valiosa no tratamento do câncer cerebral

08/09/2017 às 07:001 min de leitura

A epidemia do vírus zika assombrou o Brasil em 2016 e continua causando muita preocupação agora que ele tem passado por mutações e se tornado mais resistente. Porém, pesquisadores estão tentando arranjar uma utilidade muito boa para esse desgraçadinho e, inesperadamente, ele pode ser bom para combater o câncer cerebral!

Um dos efeitos mais conhecidos do zika é a microcefalia de bebês ainda em gestação. Isso acontece porque ele ataca as células-tronco existentes em abundância no cérebro dos fetos, causando deformidades na formação da criança. Essa mesma característica está sendo analisada para ser usada em adulto, mas como forma de tratamento.

Os adultos possuem muito menos células desse tipo no cérebro do que os bebês ainda no útero, por isso os efeitos neurológicos são diferentes e não tão graves quando a pessoa é contaminada. Acontece que muitos tipos de câncer cerebral, como o gliobastoma multiforme, por exemplo, aparece devido a uma alteração no comportamento dessas células-tronco, que costumam ser muito resistentes à radiação ou quimioterapia.

Um inseto no chãoVírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti

Em testes de laboratório, feito em lâminas, o vírus zika atacou as células-tronco que originam o gliobastoma sem interferir muito agressivamente em outras células cerebrais. Depois disso, os testes foram feitos em camundongos com resultados bem promissores: os que tinham a doença morriam em até 1 mês, mas esse tempo dobrou em praticamente metade dos animaizinhos tratados com o zika vírus.

A ideia é que os testes continuem e passem a acontecer em humanos. Para isso, será necessário modificar geneticamente o vírus para que ele não seja agressivo e perigoso para a saúde como atualmente. Assim, podemos esperar que ele tenha apenas o efeito esperado, que é o de destruir a reprodução desordenada de células tumorais e, com isso, aumentar a expectativa de vida dos portadores.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: