Escultura pequenina em pedra de 4 cm pode mudar a história da Arte

14/11/2017 às 11:312 min de leitura

Em 2015, pesquisadores da Universidade de Cincinatti, dos EUA, descobriram um túmulo de 3,5 mil anos na cidade de Pylos, na Grécia. Os arqueólogos determinaram que ele pertencia a um combatente da Era do Bronze, que foi chamado de Guerreiro Grifo. O cara era muito rico e tinha muitos tesouros, como quatros anéis dourados que colocaram em xeque o que se sabia sobre a cultura grega da época.

Porém, outro achado ainda mais importante só aconteceu meses depois: em 2016, uma pedra de ágata, com 3,6 cm de comprimento, coberta de calcário. A princípio, ninguém sabia do que se tratava, mas trabalhos de restauração revelaram um tesouro inigualável, que pode inclusive mudar a história da Arte!

pedraA princípio, mais uma pedra comum

A pedra foi esculpida com a imagem de dois guerreiros em combate, enquanto outro jaz morto ao lado deles. Ela servia, provavelmente, como uma espécie de carimbo, mas o que mais chama a atenção foi o detalhamento minucioso em uma pedra tão pequenina. “A representação do corpo humano está em um nível de detalhe e musculatura que não se encontra novamente até o período clássico da Arte grega, mais de 1000 anos depois”, explica o arqueólogo Jack Davis, da Universidade de Cincinatti.

Alguns dessas inscrições possuem menos de um milímetro de tamanho e ninguém sabe como os artesãos daquela época conseguiram fazer algo tão minucioso sem as técnicas modernas de escultura. Muitos desses pormenores só são visíveis com o uso de uma lupa, para vocês terem uma ideia da importância desse achado – outro detalhe é que mesmo as lupas demorariam mais 1000 anos para surgirem, ou seja, o trabalho foi feito provavelmente a olho nu!

pedraDetalhes riquíssimos

Mais de 3 mil objetos foram achados no túmulo do Guerreiro Griffin, sendo que eles ainda estão sendo restaurados. Os arqueólogos acreditam que muitas surpresas ainda virão e que já podemos ir reescrevendo os capítulos de História que tratam sobre a arte grega da Antiguidade.

Mais imagens da descoberta:

Impressão

pedra

Detalhes

pedra

Mais detalhes

pedra

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: