Meteoro cria forte explosão e ilumina o céu noturno da Finlândia

Meteoro cria forte explosão e ilumina o céu noturno da Finlândia

Último Vídeo

Na última quinta-feira (16), a passagem de um meteoro pela Lapônia, na região norte da Finlândia, transformou a noite em dia! O clarão foi visto pelos moradores e capturado por uma câmera de segurança. Ainda não sabe, entretanto, se o corpo celeste realmente explodiu ainda na atmosfera ou se chegou a atingir o solo, tornando-se, neste caso, um meteorito.

O evento foi tão forte que existem relatos de ter sido visto até mesmo na Rússia e na Noruega. Segundo Tony Bateman, que possui uma agência que leva turistas até as auroras boreais e que fez o vídeo mais impressionante do fenômeno, a explosão foi extremamente forte, levando a casa a tremer. Confira:

Acredita-se que o meteoro cruzou o céu da pequenina cidade de Inari às 18h40 – horário local. O lugar é bastante isolado e possui apenas 500 habitantes. Apesar de impressionante, a entrada de meteoros na atmosfera terrestre é bastante comum, com milhares de fragmentos queimando todos os anos formando o que popularmente chamamos de “estrelas cadentes”.

Porém, a cada dez anos, mais ou menos, um meteorito de maior proporção atinge a Terra, normalmente em regiões isoladas. O que caiu na Rússia em 2013 foi uma exceção: ele causou destruição e deixou várias pessoas feridas, mas é um caso extremamente raro. Confira, também, outro vídeo mostrando o meteorito da semana passada:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.