Prédio mais estreito do Líbano foi construído apenas por pirraça
02
Compartilhamentos

Prédio mais estreito do Líbano foi construído apenas por pirraça

Último Vídeo

Construções estreitas ou erguidas apenas para incomodar não são novidades aqui no Mega. O mais curioso dessas edificações são as histórias por trás do motivo de elas existirem: quase sempre alguém queria provocar outra pessoa. Esse é o caso do edifício al-Ba’as ("Rancor", em árabe), em Beirute, capital do Líbano: uma briga de irmãos fez com que esse estreito prédio fosse construído.

Reza a lenda que a treta começou em 1954, quando dois irmãos herdaram um terreno de frente para o Mar Mediterrâneo. Só que um deles ficou com uma porção de terra maior, enquanto o outro tinha 120 metros quadrados de uma longa e estreita faixa. Como este último não conseguiu alterar o tamanho da herança com o irmão, ele construiu um prédio-parede apenas para provocá-lo – dessa forma, ele taparia a visão do mar.

prédioFoto antiga mostra que a construção se destacava na paisagem

A construção possui um formato irregular, com quatro metros de largura perto da esquina (lado esquerdo), mas afinando até meros 60 cm na ponta direita. São quatro andares com dois apartamentos por pavimento. Ele dá a impressão de ser um pouco maior por conta das sacadas, mas não se deixe enganar: na parte mais estreita, mal dá para passar uma pessoa! Nessa parte do edifício, fica uma espécie de depósito de cada um dos apês.

O pior é que nem é possível demolir e tentar construir algo maior, já que o terreno é pequeno demais para as atuais legislações do Líbano. Assim, é mais rentável deixar do jeito que está e alugar os apartamentos para quem curte um aperto – no térreo, por exemplo, funciona uma pequena oficina mecânica.

prédioLado esquerda é mais largo que o direito

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.