É sempre bacana aprender alguma coisa sobre a forma como nos comportamos enquanto seres humanos complexos e cheios de peculiaridades. Hoje, vamos falar sobre um tipo bem incomum de personalidade.
Conhecido como “o advogado”, esse padrão se manifesta em apenas 1% dos indivíduos e, de maneira geral, pode-se dizer que essas pessoas fazem parte de um tipo de introspecção bem específico.
Os advogados são pessoas muito organizadas, complexas e criativas – o padrão se encaixa no estilo INFJ (introversão, intuição, sentimento, julgamento), e ele é um dos 16 listados no indicador de tipos de personalidade Myers-Briggs, desenvolvido por Katherine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers na há quase 80 anos.
Com base nas teorias de Carl Jung, essa definição de personalidade trabalha a partir do princípio de que cada pessoa percebe o mundo através de quatro vieses psicológicos: sensação, intuição, sentimento e pensamento. Para Jung, a personalidade de cada indivíduo é fundamentada em cima de pelo menos um desses vieses.
No caso específico da personalidade do advogado, que é a mais rara de todas, há a prevalência de sensação e intuição, sendo que os traços a seguir são os maiores indicativos de que alguém se encaixa nesse grupo. Confira e veja se combina ou não com você:
- Busca por harmonia e cooperação
- Apreço por estímulos intelectuais
- Capaz de gerar ideias frequentemente e em larga escala
- Gosta de ficar sozinho
- Costuma descrever coisas e situações de forma poética
- Não gosta de estar no centro das atenções
- Valoriza o perdão
- Cumpre prazos
- Não gosta de confrontos
- Prefere instruções passo a passo
- Gosta de planejar o futuro
- Convive com pessoas agradáveis
- Gosta de dar ideias
- Sempre olha as coisas de uma forma mais ampla
- Pensa demais em quase tudo
- Costuma manter seus interesses em privado
E aí, você acha que também se encaixa nesse grupo seleto e pequeno de pessoas?