Descobriram um jeito de produzir bananas com cascas comestíveis

30/01/2018 às 07:002 min de leitura

A banana é a sua fruta favorita? Pois você sabia que um time de pesquisadores japoneses encontrou uma forma de cultivar a fruta na qual até a casca pode ser consumida? De acordo com Chase Purdy, do site Quartz, a curiosa técnica consiste em expor as plantas a grandes variações de temperatura e a ideia por trás da iniciativa é a de estimular a produção no Japão, onde as bananas são as frutas mais populares entre os habitantes, mas apenas 1% do que é comercializado é produzido por lá.

Inovações japonesas

Como você deve saber, a maior parte das bananas que são produzidas no mundo para exportação é cultivada em locais com temperaturas cálidas, rondando os 25 graus Célsius ao longo do ano. No entanto, esse não é o caso do Japão, onde as temperaturas médias durante o verão não costumam passar dos 26 °C e caem para 5 °C no inverno.

Assim, segundo Chase, pesquisadores de uma fazenda situada no sul do país chamada D&T desenvolveu um tipo de cultivo que consiste em expor as plantas em um ambiente com temperaturas congelantes de – 60°C e, depois, replantar as bananeiras em um local com temperaturas de pouco menos de 27 °C. 

O que os japoneses conseguem através desse método maluco é que as plantas entrem em um estado de crescimento rápido. E o resultado disso é que os frutos não chegam a produzir aquela casca que estamos acostumados a ver, mas sim uma mais fininha e macia que, ademais, tem sabor docinho e pode ser consumida junto com a fruta.

E falando em sabor docinho, cada unidade da banana com pele comestível conta com quase 25 gramas de açúcar, o que é bem mais do que uma banana comum oferece, então, a fruta deve ser consumida com parcimônia, especialmente por aqueles com determinadas restrições alimentares. Mas essa questão não deve ser um grande problema...

A tal banana está sendo chamada no Japão de Mongee e apenas pequenas quantidades da fruta estão sendo produzidas de momento. É claro que tamanha novidade e a pouca disponibilidade tem um preço nada doce, e cada banana vem sendo comercializada por US$ 6 — ou o equivalente a quase R$ 19. Quem provou a nova fruta disse que ela é bastante saborosa e exala um aroma que lembra o de abacaxis, mas o precinho é um pouco proibitivo, né?

De qualquer forma, tudo indica que o pessoal envolvido no desenvolvimento desse novo método de cultivo está interessado em aumentar a produção, então, é possível que em breve as frutas cheguem a ser vendidas a preço de banana — ou por valores mais acessíveis.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: