
Ciência
01/02/2018 às 08:17•1 min de leitura
Não há muitos ruivos naturais pelo mundo, e o mesmo não se pode dizer de homens com barbas ruivas – elas surgem mesmo quando os rapazes têm cabelos castanhos, pretos ou louros, já reparou?
De acordo com a especialista Petra Haak-Bloem, que falou sobre a questão com o The Independent, isso acontece por causa de uma mutação genética. Ela explicou que a cor do cabelo de uma pessoa não depende apenas de um gene: “Os mesmos genes podem se expressar diferentemente para qualquer pessoa”, disse.
“Isso permite muitas possibilidade, uma das quais é que a cor do seu cabelo da cabeça seja diferente da cor dos seus pelos das axilas, da região pubiana ou da barba”, completou.
Ainda é possível, é claro, que a barba ruiva seja uma herança herdada dos pais, dos avós e até mesmo de parentes mais distantes. A coloração da barba depende sempre da combinação genética do indivíduo, e essa combinação pode ser também completamente aleatória.
Haak-Bloem explicou que um gene em particular, o MC1R, é conhecido por deixar a cor do cabelo ruiva. Ter uma barba ruiva quando o resto dos pelos do corpo é de outra cor é um indicativo de que esse gene MC1R sofreu algum tipo de mutação.
A especialista lembrou que não existem estudos conclusivos e que sejam específicos sobre o tema – convenhamos: há assuntos mais urgentes do que esse.
Em termos de percentagens, apenas 2% das pessoas têm o gene do cabelo ruivo, e a maioria desses indivíduos vive no norte da Europa. Em relação à mutação do gene MC1R, o percentual tende a ser ainda menor, o que significa que ter uma barba ruiva e cabelos de outra cor é algo realmente raro.