Temperatura interna dos carros é mortal mesmo em dias mais amenos
02
Compartilhamentos

Temperatura interna dos carros é mortal mesmo em dias mais amenos

Último Vídeo

Na última terça-feira (27), em Antonina (PR), um menino de apenas 1 ano e 9 meses morreu ao ficar sozinho dentro de um carro por cerca de 1 hora. A temperatura externa no momento era de 33 °C, mas já era o suficiente para causar uma insolação em um período de tempo bem curto. Na verdade, até mesmo dias com temperaturas mais baixas podem acabar em fatalidades semelhantes.

Em dias assim, o carro vira uma estufa. E o olha que o principal culpado nem é exatamente o Sol: ainda que ele aqueça o veículo, são os raios infravermelhos produzidos internamente os principais vilões da insolação. Acontece que os raios infravermelhos provenientes do Sol não entram no carro, por conta dos vidros. Só que os vidros também impedem a saída desses raios!

Conforme o Sol esquenta os bancos, o painel, o volante, enfim, todas as partes internas de seu veículo, essas mesmas partes vão tentar “conter” o aquecimento, liberando, com isso, ondas infravermelhas. Como os vidros estão fechados, essas ondas ficam concentradas dentro do carro, que pode chegar a 50 °C mesmo se a temperatura exterior estiver em torno dos 20 °C.

carro e calorTemperatura sobe rapidamente em um veículo parado sob o Sol

E isso acontece muito rapidamente: estacionado sob o Sol, a temperatura interna do veículo pode subir 16 °C em menos de 20 minutos. Você nem se dá conta de que começa a entrar em um estado de hipertermia, que é quando nosso corpo não consegue se livrar do aumento brusco da própria temperatura corporal. O resultado disso é um colapso metabólico que pode levar à morte.

O calor excessivo faz a pressão arterial cair, levando a um aumento da frequência cardíaca e da respiração. Caso você não saia logo do carro, a morte é certa. E nem adianta abrir uma fresta na janela: é preciso escancarar os vidros ou sair de dentro do veículo para poder voltar ao normal.

E a situação é ainda pior para crianças, já que seus corpos superaquecem até 5 vezes mais rápido do que o dos adultos. Por isso, é fundamental trancar sempre seu carro para evitar que os menores entrem sem você se dar conta – aparentemente, essa foi a situação em Antonina, onde, por um descuido dos pais, o garoto entrou no veículo da família estacionado sob o Sol e lá acabou falecendo.

calor e carroCuidado deve ser redobrado no verão, mas jamais esquecido nas outras estações do ano

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.