359
Compartilhamentos

Incrível: mensagem lançada ao mar em 1886 aparece em praia da Austrália

Todo mundo já ouviu falar de mensagens jogadas ao mar em garrafas, não é mesmo? Várias dessas cartas já foram descobertas em praias mundo afora — e a mais antiga de que se tem notícia foi encontrada recentemente na Austrália.

De acordo com o pessoal do portal de notícias El País, a descoberta aconteceu em janeiro deste ano, quando uma família australiana tropeçou com uma antiga garrafa de gim nas areias de uma praia da Ilha de Wedge, situada no litoral sudeste da Austrália, e descobriu que havia uma mensagem em alemão cuidadosamente amarrada com uma fita e guardada em seu interior.

Experimento

Depois da descoberta, o achado foi levado pela família australiana até o Western Australian Museum para ser examinado. A partir das informações descritas na carta — que incluem coordenadas geográficas e a data em que ela foi escrita —, foi possível descobrir que a mensagem foi lançada ao mar da embarcação alemã “Paula” no dia 12 de junho de 1886, enquanto esta navegava a quase mil quilômetros de distância da costa australiana.

Mensagem em garrafa(All That Is Interesting)

Segundo Naaman Zhou, do The Guardian, um dos especialistas que examinou a descoberta concluiu que a carta é apenas uma de milhares de mensagens que foram lançadas ao mar de embarcações alemãs entre os anos de 1864 e 1933 como parte de um experimento cujo propósito era o de monitorar e entender a dinâmica das correntes oceânicas.

No caso da mensagem encontrada pela família australiana, ela pede que a pessoa que a encontre anote a data e as coordenadas exatas de onde o objeto estava e envie de volta ao Observatório Naval Alemão. Os especialistas explicaram que a nota foi lançada durante a passagem do Paula pelo Índico há mais de 130 anos, e um total de 662 garrafas semelhantes já foram encontradas ao longo dos anos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.