Som de gelo caindo em buracão na Antártida é fascinante e hipnotizante
2.318
Compartilhamentos

Som de gelo caindo em buracão na Antártida é fascinante e hipnotizante

Último Vídeo

O climatologista norte-americano Peter Neff está com uma equipe na Antártida fazendo perfurações nas camadas de gelo para estudar os gases presos no interior dos glaciares. Para isso são feitos buracos estreitos e profundos, retirando blocos do material para análise. Entretanto, um vídeo publicado no Twitter de Neff chamou a atenção para um fenômeno curioso: o som produzido por um pedaço de gelo ao bater no fundo de um buracão de 90 metros.

Certamente, ele será diferente de tudo o que você pode esperar. Duvida? Então aperte o play e nos diga se era isso que você esperava ouvir:

Peter Neff brincou com a situação dizendo que os buracos são portais azuis que produzem um som inesperado e fascinante. Ele se assemelha a um tiro de laser que costumamos ver em filmes de “Star Wars”, por exemplo.

O fenômeno foi gravado no glaciar Taylor, onde a equipe está retirando blocos para análise – não se preocupe, porque os buracos rapidamente se fecham naturalmente por conta devido à precipitação de neve ao próprio movimento das geleiras. Esses blocos se diferenciam do gelo “normal”, produzido em laboratório ou na geladeira de sua casa, por comprimirem flocos de neve que, consequentemente, estão com bastante ar. O resultado é um gelo com bolhas, conforme você pode ver abaixo:

geloDiferença entre gelo de laboratório e do interior dos glaciares

Outro detalhe é que retirar pedaços de gelo de camadas tão profundas é como voltar ao passado, inclusive à última Era do Gelo ocorrida há 20 mil anos. Agora, se você ficou intrigado com o som de laser, a equipe de Neff e da Universidade de Rochester, em Nova York, também divulgaram outro vídeo igualmente hipnotizante e fascinante.

Veja:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.