
Estilo de vida
25/03/2018 às 10:00•3 min de leitura
A confluência de rios acontece em bacias hidrográficas ao redor do mundo. Ela se caracteriza pelo ponto onde um afluente encontra o rio principal, ou quando dois rios se unem para formar outro com nome diferente.
Aqui no Brasil, a confluência dos rios Negro e Solimões, próximo a Manaus, é a mais conhecida. E não é só pela beleza, mas também por formar o rio Amazonas, um dos mais extensos e com o maior fluxo de água do planeta.
Abaixo mostramos 10 confluências de rios pelo mundo, separados pelo site Twisted Sifter considerando beleza e significados culturais de cada um.
Na foto o Rio Ródano aparece à esquerda, e à direita o Rio Arve, que recebe água das geleiras do Vale do Chamonix, local onde existe uma das maiores e melhores estações de esqui do mundo. Eles se encontram em Genebra, e a coloração do Rio Arve se deve à alta concentração de sedimentos que possui, criando o contraste acentuado.
Esta foto foi tirada no topo do monte Ilzstad, na cidade de Passau, na Alemanha. Ela é conhecida como "cidade dos três rios". O rio Ilz vem das montanhas e possui uma cor mais azulada (parte de baixo da foto). Já o Inn aparece na parte superior, sendo um grande rio que passa por Salzburgo, na Aústria, antes de chegar a essa confluência. Apesar de ele possuir uma vazão maior do que a do rio Danúbio (centro da imagem), o rio único formado pelo encontro dos três mantém o nome de Danúbio.
O rio Ohio é um afluente do rio Mississippi, e eles se encontram ao sul da cidade de Cairo, no estado de Illinois, nos EUA. Na foto vemos o rio Ohio à direita, que no momento do registro feito por um astronauta estava com suas características alteradas. Normalmente, ele tem a água mais limpa, enquanto o rio Mississippi possui mais sedimentos sendo carregados. Provavelmente nesta foto, tirada em 2005, ele havia sofrido a influência de grandes chuvas que ocorreram rio acima na época. Após a confluência, eles seguem sem se misturar por aproximadamente 5 quilômetros.
Na imagem vemos a cidade de Chongquing, onde rio Yangtzé recebe seu afluente de águas límpidas, o rio Jialing, que na foto aparece à direita. Após essa confluência, o rio Yangtzé, maior rio da Ásia, continua correndo por muitos quilômetros até chegar à sua foz, no Mar da China Oriental.
Esta imagem é conhecida de muita gente. A confluência do rio Negro, à direita na foto, e do rio Solimões, ocorre na altura da cidade de Manaus. Eles não se misturam por uma distância aproximada de 6 km, devido a diferenças de propriedades e velocidade da água. O rio Negro corre a aproximadamente 2 km/h e tem uma temperatura média na confluência de 28 graus, já o rio Solimões segue a 5 km/h em média, com cerca de 22 graus.
O rio Green nasce na cordilheira de Wind River, no Wyoming, e durante seu percurso até a confluência com o rio Colorado percorre o planalto do Colorado, formando desfiladeiros espetaculares. Na foto, vemos o rio Colorado na parte inferior e o seu alfuente, rio Green, à direita.
Na cidade de Lytton, na Colúmbia Britânica, Canadá, ocorre a confluência das águas límpidas do rio Thompson, na parte de baixo da foto, com o lamacento rio Fraser.
A confluência dos rios Alaknanda e Bhagirathi dá origem ao conhecido e sagrado rio Ganges. Ela ocorre na cidade de Devprayag.
Na cidade alemã de Koblenz, o rio Reno recebe o rio Mosela, um de seus vários afluentes. A cidade é conhecida pelo encontro, pois o próprio nome “Koblenz” tem origem no latim e significa confluência.
O rio Drava delimita a maior parte da fronteira entre a Croácia e a Hungria, terminando seu curso no famoso rio Danúbio, próximo à cidade de Osijek.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.