Como o analgésico sabe qual lugar do seu corpo está doendo?
776
Compartilhamentos

Como o analgésico sabe qual lugar do seu corpo está doendo?

Último Vídeo

Certamente você já tomou analgésicos por conta de uma dor física. Mas você já parou para se perguntar como que os remédios sabem qual a parte do seu corpo está doendo? E se você estiver com dor de cabeça e o medicamento descer pro dedão do pé? Bem, o funcionamento dos remédios é muito mais simples do que você pode imaginar.

Para começar, todo remédio ingerido via oral acaba no estômago e consequentemente na corrente sanguínea. Assim, ele pode circular por todo o corpo em questão de minutos. Mas para saber onde agir, basta procurar as “direções” dadas por seu corpo para isso.

Quando alguma célula está machucada, ela acaba liberando uma substância chamada prostaglandina. Essa substância fica concentrada apenas na área lesionada ou infeccionada, só que os neurotransmissores presentes no entorno são extremamente sensíveis à prostaglandina, mandando sinais para seu cérebro de que algo está errado por ali.

dedoQuando um machucado ou infecção ocorre, as células envolvidas liberam prostaglandina

Depois, como o analgésico está circulando por todo o corpo, basta ele encontrar as células que estejam liberando a tal da prostaglandina. Assim, o medicamento impede que a substância continue sendo produzida, e as células nervosas deixam de enviar a informação de dor para o cérebro. Logo, a dor vai “passar”. Porém, quando o remédio deixa de fazer efeito, a dor pode voltar, caso as células não tenham se regenerado a tempo. Simples, né?

Lembre-se, porém, de que a dor é uma informação muitíssimo importante fornecida por seu corpo. Não adianta tratar apenas o sintoma sem tratar a causa. Assim, se a dor persistir, nunca deixe de procurar um médico, combinado?

Mais sobre dores e analgésicos:

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Dor de cabeça? Aprenda a identificar os tipos mais comuns

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.