Por que a Torre de Pisa nunca caiu com terremotos?

10/05/2018 às 12:362 min de leitura

As obras da Torre de Pisa começaram no ano de 1173 e pararam 5 anos depois por conta da inclinação que já era evidente quando o monumento ainda tinha só dois andares. A obra só ficou pronta quase 200 anos depois, após passar por inúmeras pausas para refazer os cálculos do que estava dando errado para ela estar torta.

Muitos pensaram que logo logo a Torre de Pisa iria cair, mas, curiosamente, ela se mantém em pé desde 1372. A inclinação foi resultado de falhas de projeto, que ergueu a construção em um terreno com muita areia e argila e sem uma fundação muito profunda. Isso fez com que o solo acabasse cedendo, levando a torre a inclinar.

Vários foram os processos para salvar a construção do colapso, o último deles acontecendo em 2008 quando engenheiros retiraram mais de 70 toneladas do solo para criar fundações mais resistentes. Hoje, ela está inclinada apenas 4 graus, mas já chegou a ficar 5,5 graus fora de seu eixo.

Torre de PisaInclinação hoje em dia está em 4 graus

Para piorar, ao menos 4 grandes terremotos atingiram a região de Pisa nos últimos séculos, derrubando construções aparentemente mais resistentes. Por que é, então, que a Torre de Pisa não caiu? Isso tem intrigado pesquisadores há muito tempo, mas finalmente parece que uma resposta foi inclinada: pesquisadores da Universidade de Bristol dão o crédito da permanência da torre em pé para os mesmos motivos que a fizeram inclinar.

Explicando: um fenômeno conhecido como interação dinâmica entre o solo e a estrutura faz com que, durante os terremotos, a torre acabe agitando o solo, que "amortece" as reverberações sem que elas fiquem concentradas nas próprias estruturas da torre. Assim, a torre não ressona na mesma frequência dos sismos, algo que seria fatal para a estrutura. Legal, né?

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: