Músico usa matemática para refutar teoria de que a Terra é plana

19/06/2018 às 05:001 min de leitura

O músico Greg Pagel, de 47 anos, usou matemática pura para provar definitivamente aos defensores de que a Terra é plana que nada disso faz sentido.

Para tanto, o artista tirou algumas fotos do Lago Michigan, um local que desde jovem o intriga. "Eu costumava olhar para o horizonte, milhares de vezes, e me perguntava: eu estou vendo uma curva? Ou minha mente está me pregando peças? Eu olhava muito para isso quando era criança".

Só que, diferente da galera que simplesmente assumiu que a Terra era plana por conta disso, ele fez alguns cálculos e, com o Google Earth como ferramenta, conseguiu concluir o motivo pelo qual ela PARECE plana, mesmo sendo esférica.

Nessa imagem do Google Earth, ele mostra o que é possível enxergar no horizonte: à esquerda, a costa do lago Two Rivers; à direita, a praia de Silver Creek Park. Como a linha da praia é curva, não se vê além de cada ponto, porque é bloqueado pela terra.

A distância em linha reta entre as duas margens é de 13,5 km. Para saber se esse trecho é curvo ou reto, ele comparou tal percurso à circunferência da Terra: se esta é de 40.075 km, então esses 13,5 km correspondem a um ângulo de aproximadamente 0,12 grau.

Primeiro, ele mostrou como seria uma curva de 1º em uma circunferência do tamanho da Terra  o que por si só já é reto o suficiente. Quando ele mostrou o ângulo de 0,12 grau, então, foi possível perceber que é quase insignificante, mas ainda plano!

O problema é que nossa visão só capta um trecho muito curto do tamanho do planeta, e isso faz com que não enxerguemos o todo!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: