publicidade

Astronauta recordista com mais tempo no espaço se despede da NASA

15/06/2018 às 12:302 min de leitura

Peggy Whitson, nascida em Iowa, chegou à NASA em 1986, como Pesquisadora Residente do National Research Council, no Johnson Space Center, em Houston. Ela passou por vários cargos, incluindo cientista do projeto para o Programa Shuttle-MIR, na parceria entre Estados Unidos e Rússia, e foi selecionada para fazer ser astronauta em 1996. Depois disso, não saiu mais de lá. Agora, a recordista de tempo no espaço dá seu adeus à agência espacial norte-americana.

Peggy completou três missões de longa duração para a Estação Espacial Internacional, estabelecendo recordes em cada uma delas. Ela fez sua primeira viagem em 2002, na Expedição 5, durante a qual participou de 21 investigações científicas e tornou-se a primeira oficial de ciências da estação espacial da NASA.

Em 2008, ela retornou na Expedição 16 e tornou-se a primeira comandante da estação espacial. Durante sua missão mais recente, abrangendo as Expedições 50, 51 e 52 de novembro de 2016 a setembro de 2017, Peggy se tornou a primeira mulher a comandar a estação espacial duas vezes, na Expedição 51.

peggy whitson

Uma mulher de recordes

Peggy também reivindicou o título para a maioria das caminhadas espaciais de uma mulher — dez, totalizando 60 horas e 21 minutos - e estabeleceu o recorde de maior parte do tempo acumulado no espaço por um astronauta dos Estados Unidos em 665 dias. O período dela em solo na NASA também foi para lá de importante. Ela serviu como chefe do corpo de astronautas, de 2009 a 2012, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo e a primeira chefe não-militar desse grupo.

"Peggy Whitson é um testemunho do espírito americano. Sua determinação, força de espírito, caráter e dedicação à ciência, exploração e descoberta são uma inspiração para a NASA e a América. Devemos-lhe uma grande dívida pelo seu serviço e sentiremos a sua falta. Agradecemos a ela pelo seu serviço à nossa agência e país”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine.

peggy whitson

"Foi uma grande honra ter Peggy Whitson representando toda a nossa equipe de Operações de Voo da NASA. Ela estabeleceu os mais altos padrões para as operações de voos espaciais tripulados, além de ser um excelente modelo para mulheres e homens nos Estados Unidos e em todo o mundo. Até mais, Peg”, despediu-se Brian Kelly, diretor de Operações de Voo da Johnson.

"Peggy é uma colega de classe e uma amiga, e ela fará muita falta. Junto com sua carreira de recordista, ela deixa para trás um legado de sua paixão pelo espaço”, disse Pat Forrester, atual chefe do Escritório de Astronautas.

Fonte
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: