Telescópio TESS captura imagens impressionantes de cometa no Sistema Solar

07/08/2018 às 12:302 min de leitura

Quer mais uma demonstração do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançaram nos últimos anos? Nós do Mega Curioso já compartilhamos por aqui uma série de notícias sobre o TESS — sigla de Transiting Exoplanet Survey Satellite ou “Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito” —, telescópio espacial da NASA que projetado para substituir o lendário e queridíssimo Kepler e buscar novos planetas além do Sistema Solar.

No entanto, antes de botar o novo dispositivo para trabalhar — e permitir que o “velhinho” se aposente (e deixe muitas saudades) —, a agência espacial botou o telescópio para fazer uns testes, e as observações conduzidas são impressionantes. Mais especificamente, de acordo com Michelle Starr, do site Science Alert, no dia 25 de julho, o TESS passou o equivalente a 17 horas de olho em um cometa batizado de C/2018 N1, e as imagens capturadas são incríveis. Confira a seguir:

Teste aprovado!

Só para você entender melhor o motivo de as observações chamarem tanto a atenção, segundo Michelle, o cometa só foi descoberto no finalzinho de junho, no dia 29, e ele se encontra em uma órbita que fica a uma distância de 48 milhões de quilômetros da Terra. Nas cenas que você acabou de assistir acima, é possível ver o objeto espacial se deslocando da direita para a esquerda — com uma porção de estrelas ao fundo.

As imagens foram capturadas pelo TESS enquanto o cometa transitava pela região sul da constelação Piscis Austrinus — ou Peixe Austral —, que fica no hemisfério sul celestial, e nas cenas inclusive é possível observar como a direção da cauda dele muda de direção, devido à ação de ventos solares.

Cometa observado pelo TESSOlha o C/2018 N1 passando ali! (NASA)

E você reparou que o vídeo mostra variações no brilho de um par de estrelas? Esses dois astros consistem no que os cientistas chamam de “estrelas variáveis”, isto é, astros cujo brilho, em vez de ser constante como o do Sol, varia, seja por conta de sua rotação ou por eles consistirem em sistemas binários — onde uma estrela eclipsaria a outras —, por exemplo.

Tanto as duas estrelas como o cometa ficaram mais evidência devido ao tratamento que as imagens receberam, e os demais pontos fixos visíveis no vídeo representam mais estrelas e asteroides que se encontram no cantinho do cosmos observado pelo TESS. E, para terminar, o telescópio também registrou um leve reflexo (confira no minuto 1:07 do clipe) emitido por Marte — algo que, na realidade, só os olhos bem treinados dos cientistas para perceber e identificar! De qualquer forma, parece que o equipamento foi aprovado no teste, né?