Por que nos espreguiçamos ao acordar?

16/08/2018 às 04:302 min de leitura

Talvez não seja o assunto mais complexo do Universo, mas com certeza já despertou curiosidade em muitas mentes. Alguns se espreguiçam tanto que parecem feitos de borracha, outros dão espreguiçadinhas discretas; de qualquer forma, a verdade é que a maioria das pessoas tem aquela vontade involuntária de se esticar logo após uma soneca. Mas você já se perguntou por que isso acontece? O site Live Strong aponta que existem quatro motivos principais:

1. Melhora sua flexibilidade muscular

Ao dormir, até quem tem o sono mais agitado acaba parando eventualmente em alguma posição e permanecendo assim por bastante tempo. Isso pode fazer com que a pessoa acorde um pouquinho dolorida, mas mais do que isso: os músculos ficam duros e tensos. É por não ser agradável que não conseguimos manter a mesma posição por muitas horas enquanto acordados. O espreguiçar faz com que esses músculos voltem a ficar mais flexíveis, não só tornando tudo mais confortável, mas também facilitando as atividades do dia.

2. Também melhora a flexibilidade articular

Espreguiçar-se de manhã faz com que suas articulações fiquem menos rígidas. Essa rigidez pode ser ainda pior se colocarmos na conta outros fatores além de permanecer na mesma posição por muito tempo — o sedentarismo é um deles. Assim, ao espreguiçar, o corpo dá aquela esticada nas articulações, o que ajuda a prevenir doenças como a artrite. 

3. Dá um up na circulação

Enquanto dormimos nossa circulação fica um pouquinho mais lenta, então dar aquela boa espreguiçada ao acordar faz com que o sangue passe a se mover mais rápido e circule para os músculos das extremidades antes mesmo que você levante.

4. Diminui o estresse

dias em que sair da cama é quase impossível. Acordamos completamente sem disposição, especialmente se soubermos que eles não vão ser exatamente da maneira mais agradável. Mas se você tirar alguns minutinhos para se espreguiçar e se alongar, isso irá aliviar um pouco as tensões e ajudá-lo a começar o dia um pouquinho melhor.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: