6 sinais incomuns de que você pode estar com problemas cardíacos

19/08/2018 às 08:002 min de leitura

Palpitações, pontadas no lado esquerdo do peito e formigamento no braço esquerdo são sinais já bem conhecidos de que alguém pode estar tendo um infarto – talvez muito em breve. Problemas cardíacos costumam ser relacionados apenas ao que sentimos no peito, mas a verdade é que o corpo tem outras formas de manifestar se algo estiver errado com o órgão mais importante do corpo.

Os sinais estão na pele, nas mãos e, principalmente, no rosto. Veja só!

1. Lábios azuis

Sabe quando a pessoa sente muito frio e os lábios ficam roxos ou azulados? Isso não acontece somente quando estamos gelados; os lábios podem ser indicadores de várias questões relacionadas à saúde.

Quando o sistema cardiovascular começa a falhar em seu objetivo de entregar sangue oxigenado aos tecidos, os lábios podem se tornar azulados também. Se isso acontecer, talvez seja a hora de fazer um check-up.

2. Gengivas podres e dentes soltos

Você já teve ter ouvido falar que escovar os dentes é fundamental para sua saúde cardíaca. É que a boca é cheia de bactérias, que podem se movimentar para dentro da sua corrente sanguínea. Quando a pessoa começa a ficar com a gengiva inflamada com muita frequência e chega a perder dentes ou senti-los amolecer, é hora de se preocupar.

3. Círculo em torno da íris

Com o passar dos anos, é perfeitamente natural que os olhos comecem a apresentar algum desgaste natural. Presbiopia e catarata, por exemplo, acontecem em geral a partir dos 40-50 anos. O que também se dá por volta dessa idade é a formação de uma espécie de uma auréola mais clara em torno da íris.

Esse contorno branco provavelmente significa que há gordura se acumulando ali. Sim, gordura nos olhos! Embora não interfira na sua visão, essa condição chamada de “arco senil” é um indicativo de doença coronariana.

4. Unhas largas e finas

As unhas ganham um formato diferente, mais largo e arredondado, muito juntos às pontas dos dedos e mais grossas. O que isso tem a ver com o coração? As unhas dessa forma indicam que o sangue oxigenado não está alcançando adequadamente os dedos, e as células tentam fazer crescer e equilibrar o tecido.

5. Lóbulo da orelha dobrado

Existe uma condição chamada de “prega lobular diagonal bilateral”  basicamente uma dobra na orelha que é um dos indicativos de que você pode ter aterosclerose. Trata-se de um acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas.

6. Xantomas

Algumas pessoas possuem um sinal que se parece com manchas na pele; são algumas bolinhas amarelas ou bege formadas em virtude do acúmulo de gordura.

Elas aparecem em joelhos, cotovelos, nádegas ou pálpebras e são um indicativo de hipercolesterolemia congênita. As bolinhas se formam porque essas pessoas possuem níveis tão altos de colesterol LDL, o chamado mau colesterol, que a gordura se deposita na pele, além de ir para as artérias.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: