publicidade

Pesquisadores descobrem do que as pessoas mais se arrependem na vida

06/09/2018 às 05:302 min de leitura

Imaginar na vida que teremos lá no futuro, quando os anos terão passado, as crianças da família terão crescido e as rugas farão parte do nosso corpo, mesmo com a nossa resistência, é algo que não nos agrada muito. Talvez por isso pensemos tão pouco nos resultados do que fazemos agora em relação ao que vem pela frente.

Para descobrir qual é o maior arrependimento das pessoas, Mike Morrison e Neal Roese, professores da Universidade de Illinois, nos EUA, decidiram elaborar uma pesquisa sobre o assunto. De maneira aleatória, através de ligações telefônicas com opções de respostas por meio de discagem de números, eles entraram em contato com 370 pessoas, homens e mulheres, a fim de descobrir do que essa gente toda mais se arrepende.

Como já é de se imaginar, os temas mais populares foram aqueles que têm a ver com relacionamentos afetivos e amorosos. Dos entrevistados, 18% se disseram arrependidos em relação a um amor perdido; 16% falaram que têm arrependimentos relacionados aos laços familiares. Assuntos de educação ficaram com 13%, de carreira com 12% e de finanças com 10%, seguidos de relação com os filhos (9%) e com a saúde (6%).

Relacionamentos interpessoais

homer simpson

Basicamente, a pesquisa revela que a combinação de arrependimentos que envolvem relacionamentos românticos, afetivos e familiares somam 43%. Já os arrependimentos que têm a ver com trabalho e carreira somam 35%.

Esses dados, ainda que não sejam totalmente conclusivos, nos mostram que nossas relações sociais são, de fato, importantes. Passar tempo com os amigos, curtir mais a família e valorizar o que nos conecta com outros seres humanos é essencial para nosso bem-estar, para a nossa saúde física e também psicológica.

Os autores do estudo explicaram que, no fim das contas, as pessoas têm necessidade de manter relações umas com as outras, e que se sentem mal quando não atingem esse objetivo.

O lado bom dessas reflexões é que, felizmente, temos todos como resolver o problema. Você já pensou em retomar contato com os seus amigos da adolescência? Se na sua família as coisas não andam muito bem, por que não ser você a pessoa a sugerir uma conversa franca, uma pizza, um reencontro? Eis um belo jeito de não se arrepender lá na frente.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: