
Ciência
18/09/2018 às 11:00•1 min de leitura
Imagens do espaço têm sempre uma certa magia, não é mesmo? Somos capazes de passar um bom tempo admirando cada pedacinho desse universo incalculável do qual fazemos parte e é justamente essa imensidão e a complexidade toda disso que nos cerca que faz com que nossas mentes se encantem sem muita dificuldade quando o assunto envolve galáxias, luas, estrelas, planetas e afins.
O Observatório Europeu do Sul divulgou uma imagem impressionante da Nebulosa Catarina, e só para você ter ideia, a foto original é de 140 megapixels, o que resultaria em um download de 344MB, que é algo que a gente não recomenda que você faça.
A estimativa é a de que a foto tenha capturado cerca de 1 milhão de estrelas, e de acordo com o astrônomo Phil Plait, “as cores que você vê aqui não são as que você veria com seus olhos, já que é tudo infravermelho. O que é mostrado como azul é na verdade 0,88 microns, ou um comprimento de onda fora do que seus olhos podem ver. Verde é realmente 1,25 microns e vermelho é 2.15, então ambos estão bem no infravermelho próximo. Mesmo no infravermelho, muito gás e poeira ainda são visíveis”.
Plait explicou também que esse tipo de imagem não é feita apenas pela beleza inegável que tem, mas também para que os astrônomos possam realizar uma espécie de censo das estrelas, em quantidade e em idade. Nas fotos abaixo, você pode ter uma ideia melhor da densidade das estrelas registradas na imagem maior. É ou não é incrível?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!