
Mistérios
26/10/2018 às 05:01•2 min de leitura
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, e a gente sabe que esse pensamento está mais do que certo. Cães são mais do que animais de estimação: são partes das famílias de tantas e tantas pessoas pelo mundo, e a prova disso é o sofrimento absurdo que sentimos quando um cachorro morre.
Infelizmente, não há como fazer com que os cães vivam mais tempo e fiquem mais ao nosso lado, mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Sydney revelou que uma coloração específica de pelagem está relacionada a uma vida mais curta em cachorros.
O estudo, conduzido pelo professor Paul McGreevy, avaliou a vida de alguns labradores e descobriu que os de pelagem cor de chocolate não vivem tanto tempo quanto os de pelagem preta e branca.
McGreevy acredita que a explicação para isso possa estar nos genes recessivos: “A relação entre a cor da pelagem e as doenças pode refletir uma consequência inadvertida da criação de algumas pigmentações”, explicou ele. “Porque a cor de chocolate é recessiva em cães, o gene para essa cor deve estar presente nos dois pais para que seus filhotes sejam chocolate”, completou.
McGreevy explicou também os criadores que focam na cor chocolate acabam gerando labradores que portam esse gene da coloração específica.
O estudo foi realizado com labradores do Reino Unido que estão sendo reproduzidos na Austrália, e os resultados revelaram que os cães que não são da coloração chocolate vivem, em média, 12,1 anos, mais de 10% do que os cachorros cor de chocolate.
Os testes avaliaram a genética de mais de 33 mil labradores e, além da expectativa de vida menor, os cães da cor chocolate são mais propensos a alguns tipos de problemas de saúde como infecções de ouvido e doenças de pele.
Independente da cor, os pesquisadores notaram que todos os cães dessa raça tendem a ter um sobrepeso, então é preciso monitorar a dieta desses animais para evitar que eles fiquem obesos, além, é claro, de manter uma rotina saudável de passeios e brincadeiras que promovam atividades físicas.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!