Você sabe que as aeronaves podem ser reabastecidas em pleno voo, né? O procedimento quase sempre é realizado com aviões militares e recebe o nome de Reabastecimento Aéreo — ou REVO —, e envolve transferir o combustível de uma aeronave a outra enquanto ambas se encontram em trânsito.
Transferência em pleno ar
A manobra, como você já deve ter deduzido, tem como propósito aumentar a autonomia dos aviões e evitar que eles tenham que encontrar um local seguro para pousar e ser reabastecido — e existem dois sistemas em uso para a realização da operação.
Um deles se chama “lança e receptáculo”, e consiste em uma estrutura rígida e longa que fica na traseira da aeronave “tanque” e que possui um bocal que se encaixa na aeronave a ser reabastecida — e uma válvula presente nesse tubo impede o vazamento de combustível.
O outro método é conhecido como “sonda e cesta”, e consiste em um sistema mais simples e menos oneroso de ser instalado nas aeronaves-tanque. Ele é composto por uma mangueira flexível com uma espécie de cesta na ponta, e é lançado desde um carrossel situado no avião transportando o combustível até uma sonda rígida presente na parte dianteira do que será reabastecido. Quando a cesta e a sonda se encaixam, o sistema trava e a transferência do material é iniciada.
Parece complicado? Nós aqui do Mega Curioso podemos estar equivocados, mas pensamos que os pilotos de ambas as aeronaves precisam ser ases para que a coisa toda transcorra como esperado! Seja como for, embora os sistemas pareçam supermodernos e complexos, eles começaram a ser desenvolvidos nos anos 20 e no início da década seguinte os reabastecimentos em pleno voo já eram realizados. Confira a seguir uma seleção de imagens — antigas e mais atuais — desse interessante processo:
1 – Um C-17 Globemaster III sendo reabastecido por um KC-135 Stratotanker
(Wikimedia Commons/Shane A. Cuomo)
2 – Um B-2 Spirit prestes a receber combustível de um KC-10
(Wikimedia Commons/Keith James)
3 – Um F-22 Raptor conectado a um KC-10A
(Wikimedia Commons/Michael B. Keller)
4 – Primeiro reabastecimento da História, em 1923
(Wikimedia Commons/Domínio Público)
5 – CH-53E Super Stallion preparado para o reabastecimento
(Wikimedia Commons/DVIDSHUB)
6 – Um Lockheed SR-71 (61-7974) e um KC-135Q Stratotanker (59-1513)
(Wikimedia Commons/Ken Hackman/USAF)
7 – Um F-15 Eagle em reabastecimento
(Wikimedia Commons/SrA Allen McArthur)
8 – Dois Douglas KA-3B Skywarrior e um Douglas A-4E Skyhawk
(Wikimedia Commons/US Navy photographer/JGKlein)
9 – O avião-tanque russo Ilyushin Il-78MKI reabastecendo 2 caças
(Wikimedia Commons/Sergey Krivchikov)
10 – Um KC-135A Stratotanker reabastecendo um F-105D Thunderchief
(Wikimedia Commons/USAF)
11 – Um HC-130P transferindo combustível a um Sikorsky HH-60 Pave Hawk
(Wikimedia Commons/Rob Jenson)
12 – Um Lockheed L-1011 TriStar K1 reabastecendo 2 McDonnell-Douglas F/A-18C Hornets
(Wikimedia Commons/U.S. DoD)
13 – Um Boeing 707 transferindo combustível a um Atlas Cheetah
(Wikimedia Commons/André Kritzinger)
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