SpaceX completa sua 18ª missão e deve bater recorde de lançamentos de 2017

SpaceX completa sua 18ª missão e deve bater recorde de lançamentos de 2017

Último Vídeo

SpaceX completou sua 18ª missão espacial na última quinta-feira (15). Com isso, a empresa já alcançou o mesmo número do recorde de lançamentos realizados em 2017. No caso, o foguete Falcon 9 colocou em órbita o satélite Es'hail-2 e depois retornou com segurança à Terra em um pouso sobre a balsa drone da SpaceX “Of course I still love you”, no Oceano Atlântico. A transferência foi feita 32 minutos após o veículo decolar do complexo de lançamentos Kennedy Space Center, da NASA, no estado da Flórida.

Desenvolvido no Catar, o Es'hail-2 pesa cerca de 3 toneladas, e auxiliará serviços de telecomunicações do Oriente Médio e norte da África, como ampliação de TV digital. Ainda, será o primeiro a fornecer capacidade de comunicação geoestacionária para rádios amadores. O vídeo completo o Falcon 9 com o satélite pode ser conferido aqui:

SpaceX deve ainda fazer mais quatro lançamentos em 2018

Antes de todo o sucesso de 2017, a SpaceX era bastante criticada por realizar poucas missões espaciais. Mas a empresa de exploração espacial teve realmente um grande salto nesse sentido. Para se ter uma noção, há 10 anos, ela contava com apenas dois lançamentos realizados. Já em 2016, esse número chegou a 8 missões, ou seja, 10 a menos do que em 2017.Aliás o que não faltam são motivos para a SpaceX comemorar em 2018.

Em janeiro seu poderoso foguete Falcon Heavy voou pela primeira vez. Em maio, foi introduzida uma nova variante com maior potencial de ser reutilizável do Falcon 9. Ao longo do ano, houve grande empenho sobre o aprimoramento de sua espaçonave Dragon, conforme exigências da NASA para levar seus astronautas à Estação Espacial Internacional. Depois conseguiu seu primeiro passageiro privado para a viagem ao redor da Lua com o Big Rocket Falcon.

De agora em diante, a SpaceX deve ter um fim de ano bem movimentado, pois seu novo cronograma sugere justamente bater a meta alcançada em 2017. Com esse objetivo, a empresa deve fazer mais 4 lançamentos ainda em 2018, ultrapassando mais um novo recorde próprio. O primeiro deles acontece ainda em novembro, a partir da missão SSO-A, que levará ao espaço dois CubeSats — nanosatélites cúbicos — do Cazaquistão.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

SpaceX completa sua 18ª missão e deve bater recorde de lançamentos de 2017 via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.