Por que os seios humanos são maiores se comparados aos de outros mamíferos?
01
Compartilhamento

Por que os seios humanos são maiores se comparados aos de outros mamíferos?

Último Vídeo

Se você for um homem hétero e a sua resposta para a pergunta do título for “Porque eu gosto”, você não está muito longe da explicação científica oficial. A problemática desse assunto é: você já reparou que outras espécies de mamíferos não possuem mamas tão salientes?

As mamas variam de espécie para espécie – as da vaca são completamente diferente das humanas, como você deve ter pensado. Na maioria dos animais, entretanto, as mamas só se tornam mais protuberantes quando a fêmea está gestando ou amamentando, voltando a “desaparecer” em outras épocas.

O livro “O Macaco Nu”, lançado em 1967 e escrito pelo biólogo Desmond Morris, traz a explicação mais aceita para as razões de as mulheres terem seios mais vistosos: a evolução. Diversas espécies de primatas possuem órgãos sexuais mais protuberantes para chamar a atenção de potenciais parceiros sexuais. No caso humano, quando “descemos das árvores”, a visualização dos órgãos sexuais ficou mais complicada por conta do uso das roupas e da postura ereta.

seiosSeis grandes permanentes foram a forma de a espécie humana mostrar que as mulheres atingiram o período reprodutivo

Assim, foi necessário que os humanos se adaptassem para que os machos da espécie compreendessem quando as fêmeas estão sexualmente maduras. As mamas podem ser zonas eróticas, mas não fazem necessariamente parte dos órgãos reprodutores da nossa espécie. Com o tempo, porém, elas foram se tornando cada vez maiores possivelmente para “agradar” aos homens e fazê-los compreender que com aquela mulher a reprodução já está pronta para acontecer.

Ainda que essa teoria seja bastante aceita, existe outro problema: já que os seios aumentam durante a puberdade e o período reprodutivo, por que eles não somem quando a mulher entra na menopausa? Isso ainda permanece um mistério.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.