Cientistas do Novo México descobrem nova espécie de dinossauro

17/12/2018 às 11:281 min de leitura

Um grupo de paleontólogos do Museu de História Natural e Ciência do Novo México descobriram recentemente outra espécie de dinossauro. O fóssil do réptil foi encontrado no Arizona, Estados Unidos.

Nomeado de Crittendenceratops krzyzanowskii, o dinossauro faz parte da família dos ceratopsianos, conhecidos por terem um chifre entre os olhos, como o famoso Tricerátops. Segundo os pesquisadores, o espécime viveu há cerca de 73 milhões de anos, tinha cerca de 3,35 metros de comprimento e pesava aproximadamente 680 quilos.

O fóssil do Crittendenceratops krzyzanowskii foi encontrado há cerca de 20 anos no Arizona e vinha sendo tema de pesquisas no Novo México desde então. Após longos estudos, os palentólogos concluíram que se trata de uma espécie diferente de dinossauro. Inclusive, o nome científico foi dado em homenagem ao cientista Stan Krzyzanowski, que encontrou o fóssil 2 décadas atrás.

Segundo os paleontólogos, o que diferencia o novo dinossauro dos outros membros da família dos ceratopsianos é o formato dos ossos no "escudo", a grande placa óssea localizada na parte traseira da cabeça.

"Sabíamos que tipo de dinossauro era, mas não que fosse tão significativo", comentou Spencer Lucas, curador do Museu de História Natural e Ciência do Novo México, em entrevista na quinta-feira (13), data em que a os resultados da pesquisa foram divulgados. 

Além de o estudo ser significativo por ter descoberto um novo dinossauro, o trabalho dos paleontólogos do Novo México abriu novos horizontes sobre as investigações dos répteis gigantes.

Os cientistas acreditam que os dinossauros surgiram na Ásia e migraram para outros locais do mundo. Como os ossos do Crittendenceratops krzyzanowskii foram encontrados no Sul do Arizona, onde poucos dinossauros foram descobertos até hoje, a região receberá mais atenção dos paleontólogos. "A distribuição geográfica é mais ampla do que prevíamos anteriormente", explicou Lucas.

Um modelo em tamanho real do dinossauro deve ser exibido futuramente no Museu de História Natural e Ciência do Novo México. Até lá, quem sabe o réptil gigante receba um nome mais amigável que Crittendenceratops krzyzanowskii? Você tem alguma sugestão? Deixe aí nos comentários!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: