Pesquisadores descobrem solução econômica para reaproveitar cacos de vidro

01/03/2019 às 07:001 min de leitura

Cientistas da Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, descobriram um método barato e eficiente de reaproveitar o resíduo de vidro. O professor Damien Batstone e o candidato a Ph.D Rhys Pirie desenvolveram um método para extrair o silicato líquido dos cacos de vidro, material que pode ser usado em milhares de produtos, desde fertilizantes até detergentes e creme dental.

Segundo Pirie, o método é mais barato e sustentável do que o convencional. "Estimamos que o processo é ao menos 50% mais barato que as formas convencionais de produção de silicato. Requer menos energia, matéria-prima e capital, e isso antes de considerar os custos sociais e econômicos reduzidos em comparação com o material de aterro sanitário". O Brasil, por exemplo, produz em média 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima reciclada na forma de cacos.

Crédito/Universidade de Queensland

A dupla se inspirou na série War on Waste, da ABC, para criar a solução que também deixa pouco desperdício, já que quase todo o vidro é transformado em produtos vendáveis. Pirie começou a investigar as possibilidades da reciclagem de vidro depois de conversar com o professor Batstone, do Advanced Water Management Center da UQ, especializado em converter resíduos em produtos de alto valor. "A transição para economias circulares é um movimento que está ganhando força e algo em que sempre me interessei", disse ele, cuja pesquisa destaca a importância do uso e reciclagem da matéria-prima e da energia incorporada durante a fabricação. "É o que esse processo faz e estamos bastante confiantes de que isso criará ciclos econômicos positivos, abrangentes e virtuosos", afirma o pesquisador.

A UniQuest, empresa de comercialização da UQ, solicitou a patente para proteger o processo e agora está procurando parceiros comerciais. Para o restante de seu Ph.D., Pirie afirmou que está procurando maneiras de utilizar o resíduo de vidro para criar um aditivo de baixo custo para aumentar a eficiência de fertilizantes. 

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: