Maior Tiranossauro do mundo é encontrado no Canadá; e tinha quase 13 metros

25/03/2019 às 12:201 min de leitura

Imagine um lagartão de quase 13 metros de comprimento e perto de 9 mil quilos – com garrinhas curtas, mas tremendamente ágil para o seu tamanho e dotado com uma mandíbula capaz de rasgar a carne e triturar os ossos de suas presas! Esse era Scotty, o maior tiranossauro já descoberto no mundo.

Grandalhão

De acordo com Christopher Carbone, do portal de notícias Fox News, o fóssil do bichão foi encontrado por paleontólogos da Universidade de Alberta, no Canadá, e ele foi uma criatura monstruosa que perambulava há 66 milhões de anos, mais ou menos, pelo território que hoje corresponde à província canadense de Saskatchewan.

(Reprodução / Royal Saskatchewan Museum)

Na realidade, os ossos de Scotty foram encontrados no início da década de 90, mas os artefatos se encontravam encapsulados em arenito, e os cientistas levaram mais de uma década só para remover esse material dos fósseis. Além disso, os paleontólogos levaram mais um tempão para examinar e estudar detalhadamente o material – e agora, que eles finalmente conseguiram montar o esqueleto do dinossaurão, o time anunciou que se trata do maior exemplar de tiranossauro de que tem notícia.

As análises nos ossos também revelaram que a criatura devia ter por volta de 30 ou trinta e poucos anos quando morreu – o que também a torna o tiranossauro mais velhinho já encontrado no mundo. Segundo disseram os pesquisadores, o lagartão teve uma vida bem mais longa do que o esperado, e os muitos sinais de ferimentos e cicatrizações encontrados nos ossos sugerem que o grandalhão teve uma existência pra lá de violenta também.

(Reprodução / Global News / Tourism Saskatchewan)

O réptil recebeu o apelido carinhoso de "Scotty" por conta da garrafa de scotch que os cientistas “mataram” em comemoração da descoberta do fóssil, há algumas décadas, e o tiranossauro deverá compor uma nova exibição no Museu Real de Saskatchewan, com data prevista para abertura ao público em maio deste ano. Bacana, né?