
Estilo de vida
08/04/2019 às 03:00•1 min de leitura
Quem convive com gatos sabe que eles costumam evitar as tentativas de interação dos seres humanos. Para entender se os felinos não entendem ou simplesmente ignoram esses esforços, pesquisadores japoneses da Universidade Sofia fizeram uma série de testes.
Eles partiram da premissa de que se esses animais entendessem alguma coisa da fala humana, seriam os seus próprios nomes, então analisaram a capacidade de alguns gatos de distinguir as palavras que as pessoas usam para se referir a eles de outras aleatórias.
Os pesquisadores compararam as reações dos felinos ao ouvir os próprios nomes com outras palavras com o mesmo tamanho e os nomes de outros animais. Em um artigo publicado na revista Scientific Reports, eles notam que os bichos movem a cabeça e as orelhas quando são chamados.
Por outro lado, eles não costumam mexer as caudas ou emitir sons em resposta. A maioria também entende quando é chamada por outras pessoas que não os próprios tutores. Muitos gatos, principalmente os que vivem nos famosos cat cafes, ainda respondem quando os nomes de outros animais são chamados.
(Reprodução/Imgflip.com)
Embora a comunicação dos gatos com os humanos seja muito menos estudada que a dos cães, essa pesquisa descobriu algumas coisas interessantes sobre os felinos: eles realmente são sensíveis às emoções de seus tutores e distinguem as vozes deles das de estranhos.
Por outro lado, se os gatos têm a mesma capacidade de entender os seres humanos que os cachorros já demonstraram possuir em alguns estudos, provavelmente eles escondem isso para seguir com o seu plano infalível de dominação mundial.
Então, na próxima vez que você chamar o seu bichano e for completamente ignorado por ele, pode ficar tranquilo que provavelmente ele só está fingindo. Mas claro, evitar usar outras palavras para se referir a ele – como “bebê”, “gordo” ou, é claro, “gato” – também ajuda um pouquinho.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.