Local de impacto de nave israelense é identificado na Lua

27/05/2019 às 08:002 min de leitura

Há pouco mais de 1 mês, a sonda espacial Beresheet, de origem israelense e primeira missão privada a viajar até a Lua, acabou se acidentando após falhas no giroscópio do dispositivo levarem ao desligamento dos motores, frustrando a tentativa de pouso no satélite, o que terminou com a sua destruição. O objetivo do projeto era o de transportar um magnetômetro – equipamento que seria usado para a realização de leituras de campos magnéticos –, um retrorrefletor a laser e uma cápsula do tempo, além de promover o interesse em carreiras relacionadas com a tecnologia, engenharia e matemática.

Poft!

Enfim, a missão teve um fim abrupto, mas, de acordo com Elizabeth Howell, do site Live Science, o pessoal da NASA acredita ter identificado o local onde a nave israelense caiu – e se espatifou. Segundo Elizabeth, a agência espacial encontrou o lugar através da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO ou Orbitador de Reconhecimento Lunar), que capturou imagens que revelam uma pequena mancha formada pelo impacto da Beresheet. Confira a seguir:

(Reprodução / Live Science / NASA / GSFC / Arizona State University)

Mais especificamente, os cientistas da NASA usaram os dados coletados durante as manobras de aterrissagem da Beresheet para delimitar a área onde ela possivelmente poderia ter caído e vasculharam imagens capturadas sobre a região antes e depois do acidente para ver se encontravam alguma coisa. O pessoal da agência espacial encontrou apenas um ponto possível e, depois de comparar as características do local com o de outras colisões de naves e sondas, concluíram que as chances eram bem grandes de que tinham encontrado o sítio.

Voltando à imagem, se você prestar atenção, vai notar que ela mostra uma mancha escura rodeada por uma espécie de halo mais claro, e também é possível ver um “risco” esbranquiçado na parte inferior. A mancha, conforme explicou o pessoal da NASA, mede cerca de 10 metros de diâmetro, mostra a área alterada pela colisão e reflete menos luz do que a superfície normal da Lua e, portanto, representa o local do impacto.

A região mais clara pode ter se formado em decorrência dos gases resultantes do impacto ou de partículas deslocadas na superfície lunar, que fazem com esse local reflita muito mais luz que o habitual – e a linha que pode ser observada na imagem coincide com a trajetória e o ângulo de aproximação da nave antes do acidente.

(Reprodução / Wikimedia Commons / SpaceIL - IAI)

A nave israelense colidiu contra Lua no dia 11 de abril, e a LRO registrou as fotos do local do acidente alguns dias depois, no 22, quando sobrevoou a área a uma altitude de mais ou menos 90 quilômetros. Segundo a NASA, a sonda não foi capaz de detectar nenhuma cratera, e pode ser que o fato de que a Beresheet não fosse muito pesada e estivesse viajando a baixas velocidades quando se acidentou tenham contribuído para não causar grandes estragos no local do impacto. O próximo passo é tentar descobrir se algum equipamento – especialmente os retrorrefletores – sobreviveram ao acidente, mas, de qualquer forma, já existem planos de enviar uma Beresheet 2 à Lua em um futuro próximo.