Você consegue dizer de que cor são essas esferas?

24/06/2019 às 07:301 min de leitura

Algumas ilusões de ótica se tornaram bem populares na internet, como foi o caso do vestido branco e dourado ou azul e preto ou da cor desta jaqueta. É o caso desta nova imagem que viralizou no Twitter na última semana. O idealizador da ilusão de ótica é o professor David Novick, da Universidade do Texas, que postou a sua criação na rede social:  


“Uma ilusão com confetes de três cores com esferas, que parecem ser amareladas, avermelhadas e púrpuras, têm exatamente a mesma cor marrom clara (RGB 255, 188, 144). Encolher a imagem aumenta o efeito”, escreveu Novick no Twitter. Fonte: David Novick/Twitter

E aí, você conseguiu enxergar que todas as esferas são da mesma cor, apesar de aparentarem de cores completamente diferentes? O efeito engana mais se você ver a imagem em escala pequena, o que a torna perfeita para smartphones, por exemplo. Em uma escala maior é possível observar a cor verdadeira.

Explicação

Em artigo publicado no site Syfy, o astrônomo Phil Plait explica que o nosso cérebro não processa as cores de forma individual, mas sim de acordo com o contexto das cores próximas. Por isso, a tendência é que a gente enxergue cores diferentes por causa das linhas que cruzam as esferas.

Esse tipo de ilusão de ótica é conhecido como ilusão de Munker-White. Quando os truques são feitos em escala de cinza, eles se chamam apenas ilusão White.  

Você consegue dizer quantas cores tem nesta imagem? Fonte: Akiyoshi Kitaoka/Universidade Ritsumeikan 

Outras ilusões

Um exemplo especialmente deslumbrante da ilusão de Munker-White é a imagem que você pode conferir logo acima. Criada pelo professor de Psicologia Akiyoshi Kitaoke, ela mostra uma espiral com apenas três cores, mas muitas pessoas enxergam quatro: magenta, azul, laranja e verde. A verdade é que o azul é o verde cercado de linhas magentas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: