Cometas do Sistema Solar 'nasceram' no mesmo lugar, aponta estudo

Cometas do Sistema Solar 'nasceram' no mesmo lugar, aponta estudo

Último Vídeo

Nos primórdios do Sistema Solar, quando Sol ainda era jovenzinho e a Terra apenas um bebê, o nosso planeta foi alvo de verdadeiros bombardeios de rochas espaciais. Uma teoria, inclusive, é que a água e muita da matéria orgânica que existe por aqui surgiu devido a cometas gelados que colidiram conosco há bilhões de anos – o que, por sua vez, permitiu que a vida florescesse no nosso mundo. Agora, um estudo apontou que esses astros parecem ter vindo todos de um mesmo local na nossa vizinhança galáctica, compartilhando a mesma origem.

Maternidade cósmica

Os pesquisadores chegaram a essa concussão depois de aplicar modelos químicos a 14 cometas diferentes – e bem conhecidos pelos cientistas – e os resultados das análises revelarem que todos eles, sem exceção, parecem ter “nascido” mais ou menos na mesma época e vindo do mesmo lugar.

(Fonte: SciTech Daily / NASA / FUSE / Lynette Cook / Reprodução)

Essa “maternidade” de cometas, por sinal, consistia em um disco protoplanetário que orbitava ao redor do Sol quando o Sistema Solar ainda se encontrava em formação, o que significa que esse anel de material, além de dar origem ao nosso mundo – e aos nossos planetas vizinhos –,   pode ter sido o responsável pelo surgimento da vida na Terra, ainda que de forma indireta.

Vale destacar que o estudo envolveu apenas 14 astros e, portanto, se trata de uma amostragem muito pequena para que seja possível afirmar que absolutamente todos os cometas que orbitam o Sistema Solar são originários de um mesmo lugar – embora o levantamento sugira isso fortemente. Ainda assim, os cientistas que conduziram a pesquisa não esperavam descobrir que os astros investigados fossem “parentes”, e o estudo pode servir de ponto de partida para novas investigações e descobertas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.