Cometas do Sistema Solar 'nasceram' no mesmo lugar, aponta estudo

Último Vídeo

Nos primórdios do Sistema Solar, quando Sol ainda era jovenzinho e a Terra apenas um bebê, o nosso planeta foi alvo de verdadeiros bombardeios de rochas espaciais. Uma teoria, inclusive, é que a água e muita da matéria orgânica que existe por aqui surgiu devido a cometas gelados que colidiram conosco há bilhões de anos – o que, por sua vez, permitiu que a vida florescesse no nosso mundo. Agora, um estudo apontou que esses astros parecem ter vindo todos de um mesmo local na nossa vizinhança galáctica, compartilhando a mesma origem.

Maternidade cósmica

Os pesquisadores chegaram a essa concussão depois de aplicar modelos químicos a 14 cometas diferentes – e bem conhecidos pelos cientistas – e os resultados das análises revelarem que todos eles, sem exceção, parecem ter “nascido” mais ou menos na mesma época e vindo do mesmo lugar.

(Fonte: SciTech Daily / NASA / FUSE / Lynette Cook / Reprodução)

Essa “maternidade” de cometas, por sinal, consistia em um disco protoplanetário que orbitava ao redor do Sol quando o Sistema Solar ainda se encontrava em formação, o que significa que esse anel de material, além de dar origem ao nosso mundo – e aos nossos planetas vizinhos –,   pode ter sido o responsável pelo surgimento da vida na Terra, ainda que de forma indireta.

Vale destacar que o estudo envolveu apenas 14 astros e, portanto, se trata de uma amostragem muito pequena para que seja possível afirmar que absolutamente todos os cometas que orbitam o Sistema Solar são originários de um mesmo lugar – embora o levantamento sugira isso fortemente. Ainda assim, os cientistas que conduziram a pesquisa não esperavam descobrir que os astros investigados fossem “parentes”, e o estudo pode servir de ponto de partida para novas investigações e descobertas.