
Ciência
23/09/2019 às 07:30•1 min de leitura
O monitoramento feito pela sonda Juno, da NASA, em Júpiter já dura quase três anos e há alguns dias ela capturou imagens belíssimas de um eclipse solar no gigante planeta gasoso. O último sobrevoo de Juno por Júpiter, em 12 de setembro — a sonda se aproxima do planeta a cada 53 dias —, permitiu que ela capturasse imagens do eclipse solar.
As imagens fantásticas do eclipse só puderam ser apreciadas graças ao engenheiro de software do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA Kevin Gill, que processou a imagem enviada pela sonda e, assim, podemos admirar as fotos.
Fisheye Composite of Jupiter over the Shadow of moon Io, @NASAJuno Perijove 22 - https://t.co/JCiQnNemyF pic.twitter.com/Uv9rtkBLBf
— Kevin M. Gill (@kevinmgill) September 18, 2019
Com 53 luas oficialmente já nomeadas pela NASA, Júpiter tem 79 no total, mas quatro delas são de interesse especial da NASA: Io, Ganimedes, Europa e Calisto. Com um ambiente altamente volátil, Io é o lar de alguns dos recursos mais misteriosos do sistema solar, entre eles, o enorme vulcão Loki.
Maior lua de Júpiter, Io projeta a sombra mais larga sobre a superfície do planeta. De acordo com a astrofísica Katie Mack, é por isso que a sombra aparece tão nítida em comparação com a que observamos durante um eclipse solar na Terra.
Além das fotos do eclipse flagrado por Juno em Júpiter, Kevin Gill divulgou um vídeo 360° do eclipse.