Empresa usa impressora 3D para criar copos com cascas de laranja

Empresa usa impressora 3D para criar copos com cascas de laranja

Último Vídeo

Grandes empresas já entenderam que criar soluções sustentáveis de consumo é a bola da vez. Agora, a companhia italiana Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou uma solução super inteligente em parceria com a empresa global de energia Eni. O sistema nomeado como Feel the Peel funciona como uma enorme máquina com capacidade para 1.500 frutas que, além de produzir o suco de laranja, utiliza a sua casca como matéria-prima para a confecção de copos de bioplástico.

Reprodução: New Atlas/ Divulgação

A máquina de aproximadamente três metros de altura, além de espremer as laranjas para a produção do suco, reutiliza as cascas em um compartimento separado, que misturado ao ácido polilático, passa por um processo de secagem e trituração para criar um novo material homogêneo. Com essa matéria-prima, a máquina, que conta com uma impressora 3D, confecciona os copos que podem ser utilizados (e reutilizados) no consumo do próprio suco.

Reprodução: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Carlo Ratti, sócio-fundador da CRA e diretor do Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, comenta que o projeto será apresentado oficialmente em Milão neste mês e ainda poderá ganhar novos capítulos com outras funcionalidades. “Nas próximas interações desses projetos, podemos adicionar novas funções, como imprimir tecidos para roupas”, comenta Ratti.

Confira os detalhes do trabalho da impressora 3D nesse vídeo institucional:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.