publicidade

Fósseis de novo tipo de dinossauro são encontrados na Tailândia

23/10/2019 às 16:001 min de leitura

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta por paleontologistas na Tailândia. Foram encontrados fósseis de partes do crânio, costelas, membros inferiores e da espinha. O animal foi batizado de Siamraptor suwati e é a descoberta mais completa de dinossauros do tipo no Sudeste Asiático. 

O siamraptor foi atribuído ao grupo dos carcarodontossauros, que faz parte de outro conjunto maior, os alossaurídeos. Bem antes dos famosos tiranossauros, os alossaurídeos foram os maiores predadores de sua época e se espalhavam por diferentes regiões do planeta. Esta é a primeira vez que um espécime do grupo é encontrado no Sudeste Asiático. Fósseis de carcarodontossauros já haviam sido encontrados em outras partes da Ásia, África e Europa.

Segundo os pesquisadores, o siamraptor media entre 6 e 7 metros de comprimento. Sua alimentação era carnívora e seus dentes eram similares aos dos tubarões. A região onde os fragmentos do fóssil foram descobertos, hoje uma área agrícola, já teve um terreno plano e alagável e configurava o habitat da espécie de dinossauro. 

(Fonte: IFL Science/Reprodução)
(Fonte: IFL Science/Reprodução)

Escavações e descobertas

Os primeiros espécimes de carcarodontossauros foram encontrados no Egito em 1914. Nas décadas seguintes, pesquisadores relacionaram outros fósseis descobertos ao grupo. Entre os achados figuram alguns dos maiores dinossauros já existentes. 

Na Tailândia, escavações feitas nas últimas décadas obtiveram sucesso e identificaram duas novas espécies de dinossauros herbívoros e um ancestral dos crocodilos. O time de pesquisadores que realizou as descobertas faz parte de um projeto de pesquisa entre Tailândia e Japão, existente desde 2007. 

Ao longo das escavações que revelaram a nova espécie herbívora, os fósseis do siamraptor foram encontrados. A rocha que sedimentou a ossada data de 113 a 125 milhões de anos atrás, indicando o período em que o dinossauro viveu. O siamraptor é, portanto, uma ramificação evolutiva inicial entre os carcarodontossaurídeos, que viveram entre 157 e 66 milhões de anos atrás.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: