Baleias sussurram aos filhotes para não atrair predadores

23/10/2019 às 17:002 min de leitura

Embora marcadas como espécie em extinção, as baleias francas têm poucos predadores naturais graças ao seu tamanho avantajado. Esses cetáceos podem atingir 18 metros de comprimento e até 80 toneladas de peso. Seus filhotes, no entanto, são vulneráveis a ataques de tubarões e orcas. Para protegê-los, as mães recorrem a uma estratégia somente agora descoberta por cientistas da Syracuse University, Duke University e NOAA Fisheries’ Northeast Fisheries Center.

Um estudo publicado no último dia 9 de outubro, no periódico científico Biology Letters, mostra que fêmeas com filhotes recém-nascidos reduzem a emissão de um tipo de vocalização conhecido como "chamado", utilizado para se comunicar com outras baleias francas. Esse chamado produz um "grito" curto porém muito alto que se eleva de forma brusca, dura cerca de dois segundos, mas pode viajar longas distâncias debaixo d'água.

Baleia Franca

A descoberta

Ao invés do grito, essas mamães baleias se comunicam com seus bebês através de um som baixo e rápido, tipo grunhido, audível apenas em curta distância. Esses sons, até agora desconhecidos pelos cientistas, "podem ser definidos como um sussurro humano", afirmou Susan Parks, professora de Biologia da Syracuse University, e líder da equipe de pesquisa.

Metodologia

Para coletar os dados acústicos, pesquisadores anexaram, de forma não invasiva, pequenas etiquetas de gravação por meio de ventosas em baleias francas do Atlântico Norte quando estas se encontravam em áreas de parto na costa da Flórida e da Geórgia. Eles colocaram etiquetas tanto em baleia jovens e grávidas quanto em pares formados por mãe e filhote.

Segundo Douglas Nowacek, um dos pesquisadores, "as mães reduziram de forma significativa a emissão de sinais de comunicação de alta amplitude e longa distância quando comparadas àquelas feitas pelas baleia jovens grávidas". "E também começaram a produzir esse som baixinho tipo sussurro. Isto sugere que os pares de baleias francas constituídos de mãe e filhote utilizam um tipo de crípse acústica -- nome do comportamento destinado a aumentar a capacidade de um ser vivo evitar ser observado por outro -- para evitar o risco de espionagem por orcas e tubarões à espreita em águas escuras das proximidades".

Os cientistas estimam que existam atualmente apenas 420 exemplares de baleias francas do Atlântico Norte na natureza.