Em clima de Halloween, NASA divulga foto assustadora do Sol

Em clima de Halloween, NASA divulga foto assustadora do Sol

Último Vídeo

As abóboras com um sorriso sinistro tomam conta de todo Halloween. E até o Sol já entrou nessa brincadeira macabra! A NASA publicou no Twitter e no Facebook esta semana uma foto em que o astro se parece assustadoramente com o personagem da lenda de Jack-O’-Lantern. A imagem foi obtida por meio de luzes ultravioleta pelo laboratório SDO da NASA (Solar Dynamics Observatory, em inglês) em 8 de outubro de 2014. O observatório registra dados da atividade solar a partir da órbita do astro desde 2010.

O laboratório monitora a atividade solar constantemente. Neste dia em especial, as regiões ativas da estrela brilhavam com mais intensidade. As partes que se parecem com o nariz, os olhos e a boca são, na verdade, campos magnéticos pairando sobre a corona, a camada atmosférica mais externa do Sol. Geralmente, as imagens do SDO são divulgadas para o público com tons de dourado e amarelo, o que explica a impressão de vermos uma abóbora na foto.

Esta não é a primeira vez que os cientistas da NASA se inspiram nas “gostosuras ou travessuras” do Halloween. Todos os anos, os pesquisadores participam de uma competição de esculturas de abóboras. E as produções são incríveis!

a(Fonte: NASA/Divulgação)

Qual a história de Jack-O’-Lantern?

A abóbora representa Jack-O’-Lantern, personagem relembrado todos os anos no Halloween, principalmente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Reza a lenda que, após uma bebedeira, Jack enganou o Diabo para ganhar mais tempo de vida. Quando o personagem morreu, não foi aceito nem no céu, nem no inferno. Ele foi condenado a vagar pelo limbo com um pedaço de carvão, que serviria para iluminar o caminho na escuridão. Para manter a chama acesa, Jack colocou o carvão dentro de um nabo.

A versão da lenda com o nabo era bastante comum entre os irlandeses. Quando eles migraram para os Estados Unidos, adotaram as abóboras iluminadas por serem mais abundantes na América.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.