publicidade

Em clima de Halloween, NASA divulga foto assustadora do Sol

31/10/2019 às 07:001 min de leitura

As abóboras com um sorriso sinistro tomam conta de todo Halloween. E até o Sol já entrou nessa brincadeira macabra! A NASA publicou no Twitter e no Facebook esta semana uma foto em que o astro se parece assustadoramente com o personagem da lenda de Jack-O’-Lantern. A imagem foi obtida por meio de luzes ultravioleta pelo laboratório SDO da NASA (Solar Dynamics Observatory, em inglês) em 8 de outubro de 2014. O observatório registra dados da atividade solar a partir da órbita do astro desde 2010.

O laboratório monitora a atividade solar constantemente. Neste dia em especial, as regiões ativas da estrela brilhavam com mais intensidade. As partes que se parecem com o nariz, os olhos e a boca são, na verdade, campos magnéticos pairando sobre a corona, a camada atmosférica mais externa do Sol. Geralmente, as imagens do SDO são divulgadas para o público com tons de dourado e amarelo, o que explica a impressão de vermos uma abóbora na foto.

Esta não é a primeira vez que os cientistas da NASA se inspiram nas “gostosuras ou travessuras” do Halloween. Todos os anos, os pesquisadores participam de uma competição de esculturas de abóboras. E as produções são incríveis!

a(Fonte: NASA/Divulgação)

Qual a história de Jack-O’-Lantern?

A abóbora representa Jack-O’-Lantern, personagem relembrado todos os anos no Halloween, principalmente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Reza a lenda que, após uma bebedeira, Jack enganou o Diabo para ganhar mais tempo de vida. Quando o personagem morreu, não foi aceito nem no céu, nem no inferno. Ele foi condenado a vagar pelo limbo com um pedaço de carvão, que serviria para iluminar o caminho na escuridão. Para manter a chama acesa, Jack colocou o carvão dentro de um nabo.

A versão da lenda com o nabo era bastante comum entre os irlandeses. Quando eles migraram para os Estados Unidos, adotaram as abóboras iluminadas por serem mais abundantes na América.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: