Aranhas são descobertas em caixas de ninho de gambás na Austrália

16/12/2019 às 08:002 min de leitura

Quem nunca ouviu o famoso ditado “a vida é uma caixinha de surpresas”? Na Austrália, a frase popular ficou melhor do que a encomenda. De acordo com o texto do blog da ecologista Angela Sanders, os membros da Bush Heritage Australia, organização sem fins lucrativos que compra e gerencia terras em todo o país com o objetivo de conservar a paisagem e as espécies, foram surpreendidos em uma das ações desenvolvidas para garantir o equilíbrio e a preservação da natureza australiana.

A reserva Monjebup North, na Austrália Ocidental, é um dos alvos da organização. Após décadas de terras limpas para a utilização agrícola, a reserva está sendo revitalizada com a revegetação de áreas de mata nativa, arbustos e árvores permitindo que a vida animal volte a florescer no local. Um desses animais é o gambá pigmeu ocidental, que tinha na região, o seu habitat natural. Ele costuma se aninhar nas cavidades das árvores, mas neste momento a restauração do habitat ainda é muito prematura e não fornece a cavidade que os gambás tanto gostam.

Fonte: Pixabay

A organização teve a ideia de dar uma ajudinha e instalar caixas de madeira que simulam bem o ambiente utilizado naturalmente pelos animais. Rapidamente, os gambás se estabeleceram nas “casas” improvisadas.

Aranhas e gambás vivem em habitats semelhantes

Mas, quando os membros foram verificar o sucesso das caixas, eles descobriram uma surpresinha, os gambás não foram os únicos a perceber que a casa era boa. Eles descobriram uma verdadeira colônia de aranhas. Ao IFL Science, Sanders disse que os membros recuaram ao abrir a caixa. “Certamente retrocedemos um pouco quando abrimos uma caixa fervilhando de aranhas. Elas correm pelo seu braço se você não for rápido o suficiente”, brincou.

O habitat de gambás e aranhas são muito semelhantes, ambos vivem em árvores, sob casca solta e como a vegetação ainda é muito prematura também para elas, as aranhas gostaram das casas prontas colocadas e à disposição.

A ecologista explica que as caixas pareceram adequadas às aranhas e espaçosas o suficiente para abrigar toda a família e, para ela, isso é uma ótima notícia. “Elas se alimentam de insetos e outros invertebrados e depositam seus sacos de ovos dentro da caixa. As aranhas estariam presentes nas árvores e toras. Então, encontraram rapidamente as caixas ninho e foram flagradas nelas apenas alguns meses após a primeira instalação”, contou ao IFL Science.

Fonte: Pixabay

Embora a maioria das aranhas seja mais solitária, existem espécies mais sociáveis e que até mesmo trabalham em grupo, compartilhando habitat e recursos.

A vizinhança parece ter sido aprovada pelos gambás, mas não a ponto de dividir o espaço. “Encontramos uma ou duas aranhas adultas na mesma caixa de um gambá pigmeu, mas não encontramos os gambás em nenhuma das caixas com muitas aranhas”, disse Sanders.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: