Ih, deu mofo! Experimento de uma escola surpreende por resultado

Ih, deu mofo! Experimento de uma escola surpreende por resultado

Último Vídeo

O quão limpas estão suas mãos? Esse é o título do experimento realizado por Jaralee Metcalf, especialista em comportamento, e Dayna Robertson, professora de educação especial, com alunos autistas de uma escola em Idaho Falls, no estado de Idaho, EUA. 

As professoras utilizaram no experimento um alimento bem comum nas casas e nas escolas: o pão. O objetivo foi mostrar aos alunos que a simples ação de lavar as mãos é muito importante para evitar a proliferação de germes e, consequentemente, reduzir o risco de doenças, como a gripe.

Jaralee, que compartilhou a atividade escolar no seu Facebook, utilizou cinco fatias de pão fresco: a primeira foi guardada; um aluno tocou uma das fatias com a mão suja; outro com a mão desinfetada; um quarto lavou as mãos com água quente e sabão e por fim, a quinta fatia foi esfregada em todos os livros da sala. 

Resultado surpreendente

Todas as fatias de pão foram armazenadas, de forma separada, em sacos plásticos herméticos. Em poucos dias, o mofo se formou em alguns pães. Veja na imagem abaixo o resultado:

Fonte: Jaralee Metcalf/Reprodução Facebook

Assustador, não é? Vamos te explicar como esse fenômeno acontece! 

O corpo humano e alguns objetos, como os livros, abrigam milhares de fungos e outros microorganismos. Os fungos, quando se  proliferam em alimentos, formam colônias que dão origem ao mofo. Consumir alimentos com bolor pode ser muito perigoso para saúde! 

Alguns fungos são perigosos e podem causar doenças. De acordo com Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), higienizar as mãos com água e sabão reduz o índice de diarréia entre crianças menores de cinco anos em 50 % e de infecções respiratórias em 25,5%. 

Cuidados em casa e na escola

Pais e professores devem sempre estimular nas crianças o hábito de lavar as mãos, tanto em casa como na escola. Recomenda-se que a higienização seja feita com sabão e água corrente, em situações como:

  • Antes e depois de manusear alimentos;
  • Antes das refeições;
  • Antes e depois de cuidar de machucados;
  • Antes e depois de manter contato com doentes;
  • Após usar o banheiro.
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.