
Estilo de vida
07/01/2020 às 05:00•2 min de leitura
Um vírus misterioso, causador de uma doença com sintomas semelhantes aos da gripe suína e da SARS – sigla de Severe Acute Respiratory Syndrome ou Síndrome Respiratória Aguda Grave – está se espalhando rapidamente na China, colocando autoridades e agências de saúde em estado de máximo alerta.
Até onde se sabe, os primeiros infectados adoeceram há apenas alguns dias e o número de casos confirmados quase duplicou, saltando de 27 para mais de 40 – sendo 11 deles considerados graves. Ademais, centenas de pessoas estão sendo mantidas em observação e existe a possibilidade de que o vírus tenha chegado a Hong Kong.
Segundo Mike Wehner, do site BGR, embora a origem do vírus ainda seja desconhecida, as autoridades chinesas rastrearam os primeiros casos como tendo surgido em um mercado de pescados em Wuhan – onde vendedores que adoeceram em decorrência da infecção pelo vírus estão entre os primeiros casos confirmados.
Por sorte, apesar de causar pneumonia grave nos infectados, o patógeno não ocasionou nenhuma vítima fatal até o momento e não parece ser transmitido de uma pessoa a outra – uma vez que familiares, assim como médicos e enfermeiros que tiveram contato com os doentes não mostraram sinais de terem sido contagiados.
Além disso, as autoridades chinesas estão conduzindo testes em laboratório para determinar qual é exatamente a causa da doença. De acordo com a BBC, já foram descartadas diversas opções, como o vírus da gripe – Influenza –, da gripe aviária (H5N1) e outras doenças respiratórias, mas a possibilidade de que se trate de uma nova cepa do vírus da SARS não foi excluída ainda.
De qualquer forma, o Governo Chinês está tomando todas as medidas necessárias para isolar todos aqueles que possam ter se infectado com o vírus misterioso e órgãos internacionais estão monitorando o problema com atenção. A situação é assustadora e exige muita cautela e cuidados, mas parece estar relativamente sob controle por enquanto. E tomara que permaneça assim.
Risco de epidemia misteriosa põe China em estado de alerta via TecMundo
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.