NASA acha planeta de noite eterna potencialmente habitável

14/01/2020 às 03:002 min de leitura

Um planeta do tamanho da Terra, orbitando a zona habitável de uma estrela anã. De um lado, noite eterna e do outro, um sol que jamais se põe. Esse é o TOI 700 d, o planeta mais externo conhecido de um sistema a 100 anos-luz de distância. Esse é o primeiro do tamanho da Terra, ocupando a zona habitável de sua estrela, descoberto pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito, ou TESS) da NASA.

O planeta TOI 700 d, em concepção artística. (Fonte/NASA/ Goddard Space Flight Center/Divulgação)

Maior do que o da Terra, o TOI 700 d  leva 37 dias para dar uma volta completa em torno de sua estrela. Pesquisadores do Goddard Space Flight Center da NASA imaginaram cerca de 20 ambientes (modelos em 3D) que podem ser característicos do TOI 700 d e, assim, avaliar se é possível a vida como a conhecemos prosperar em sua superfície.

Os modelos levaram em consideração um fenômeno conhecido como travamento gravitacional por forças de maré (em inglês, tidal locking), em que um corpo preso ao outro faz com que o primeiro sempre mostre a mesma face – na Terra, isso acontece com a Lua.

Terra Lua

Três planetas, uma noite

A TOI 700, a estrela no centro do sistema, é uma anã vermelha a cerca de 100 anos-luz de distância, na constelação de Dorado, com 40% da massa e tamanho do Sol e cerca da metade da sua temperatura. Além do TOI 700 d, TESS identificou mais dois planetas. O mais interno do sistema é o TOI 700 b,  quase do tamanho da Terra, provavelmente rochoso e orbitando seu sol a cada dez dias.

Os três planetas no sistema descoberto pelo TESS. ((Fonte/NASA/ Goddard Space Flight Center/Divulgação)

O planeta do meio, chamado de TOI 700 c, tem 2,6 vezes o tamanho da Terra, provavelmente é gasoso e sua órbita ao redor da estrela anã dura 16 dias. E não é apenas o TOI 700 d: todos os planetas desse sistema têm uma face mergulhada em uma noite eterna.

NASA acha planeta de noite eterna potencialmente habitável via TecMundo