Garoto de 17 anos descobre exoplaneta durante estágio na NASA

14/01/2020 às 05:002 min de leitura

Embora muitos estagiários levem fama de não serem lá muito interessados, eis que surge uma notícia sobre um deles que não só não dormiu no ponto durante a sua experiência laboral, como fez algo completamente incrível! Estamos falando de um garoto de 17 anos chamado Wolf Cukier que, além de descolar um estágio na prestigiosa NASA, fez a proeza de descobrir um novo exoplaneta depois de somente 3 dias de trabalho! Agora, pense cá conosco, caro leitor... Quantos estudantes você conhece que podem incluir algo assim no currículo?

Culpa do estagiário

De acordo com Mike Wehner, do site BGR, Cukier é aluno da Scarsdale High School e foi aceito pela agência espacial para o programa de estágio – algo que não é fácil de se conseguir. Assim que começou as atividades, o jovem foi incumbido de vasculhar dados coletados pelo telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite ou Satélite de Levantamento de Exoplanetas em Trânsito em tradução livre), cuja missão, como o próprio nome sugere, é o de observar estrelas e detectar variações em seu brilho para, desta forma, tentar identificar a existência de planetas.

(Fonte: BGR / NASA / Reprodução)

Pois, em seus 3 dias de estágio, Cukier estava estudando um sistema binário situado a 1,3 mil anos-luz de distância da Terra conhecido pela sigla TOI 1338 quando notou algo esquisito. Em sistemas desse tipo, as estrelas orbitam uma ao redor da outra e é comum observar eclipses – quando uma transita diante da sua companheira. No entanto, o estagiário percebeu algo mais estava rolando na área, uma variação no brilho que não condizia com o período orbital das estrelas.

A esquisitice identificada pelo estudante era um exoplaneta que ninguém havia observado antes – e que foi batizado de TOI 1338 b. Segundo Mike, o astro descoberto pelo estagiário tem dimensões semelhantes às de Saturno e orbita as duas estrelas ao mesmo tempo, algo jamais visto antes, e leva entre 93 e 95 dias para completar uma volta ao redor do sistema.

Olha o estagiário aí! (Fonte: The New York Times / Reprodução)

Não se sabe se Cukier ganhará mais espaço na NASA após essa façanha, mas com certeza ele causou uma ótima primeira impressão já nos primeiros dias de estágio! De qualquer forma, segundo Christine Hauser, do The New York Times, o garoto deve ingressar na faculdade em setembro próximo e pretende estudar astrofísica – e tudo indica que ele trilhará uma carreira de bastante sucesso e muitas descobertas, você não concorda?

Garoto de 17 anos descobre exoplaneta durante estágio na NASA via TecMundo