Cientistas descobrem por que dínamo da Lua parou de funcionar

30/01/2020 às 02:001 min de leitura

Um dos principais fatores que fazem a vida na terra ser possível é um grande e poderoso escudo invisível. Acontece que a Lua já teve o mesmo o tipo de proteção muitos anos atrás. A pergunta que os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) querem responder, com base em rochas lunares encontradas, é: por que o campo praticamente sumiu e como ele funcionava?

Segundo amostras, esse desaparecimento — que aconteceu há cerca de 1 bilhão de anos — teria sido ocasionado devido ao afastamento do satélite natural da Terra. Quando a Lua era jovem, cerca de 4 bilhões de anos atrás, ela estava mais perto do planeta Terra e essa proximidade fez com que a força gravitacional do planeta agitasse o núcleo líquido do satélite, criando aí o dínamo. A partir disso, era concebida a corrente elétrica que formava o campo magnético.

Há bilhões de anos, o núcleo da Lua gerava um campo magnético, como um dínamo. (Fonte: BBC News Brasil/Getty Images/Reprodução)
Há bilhões de anos, o núcleo da Lua gerava um campo magnético, como um dínamo. (Fonte: BBC News Brasil/Getty Images/Reprodução)

Distância fatal

Conforme ambos foram se afastando — cerca de quatro centímetros por ano — essa gravidade que agitava o dínamo foi perdendo força e ficando mais fraca, fazendo com que o campo também perdesse força. Para se ter uma ideia, o campo magnético da Lua era de 100 microteslas — unidade de medida da densidade do fluxo magnético. Hoje, esse campo na terra é metade disso: 50 microteslas. 

A segunda causa do seu surgimento e, posteriormente, do seu desaparecimento é que há 2,5 bilhões de anos essa falta do efeito no núcleo lunar fez com que ele começasse a cristalizar. Mas mesmo com a cristalização, os líquidos ainda se moviam, possibilitando a existência do campo magnético, porém de forma muito mais fraca. Posteriormente, ele desapareceu por completo após a cristalização total do núcleo. 

Os pesquisadores ainda não sabem dizer se o dínamo realmente parou de funcionar para sempre ou se entrou numa espécie de pausa ativa antes de parar, por completo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: