Seja o primeiro a compartilhar

16 túmulos de sacerdotes do Egito Antigo são encontrados

Arqueólogos encontraram cerca de 16 tumbas do Egito Antigo em uma vila chamada Tuna-Al-Gabal, no Vale do Nilo, na última quinta-feira (30). De acordo com um anúncio realizado pelo Ministério de Antiguidades do Egito, elas pertenceriam a três dinastias, datadas entre 664 e 399 a.C.

Eles estavam escavando um cemitério de grandes proporções na região central do Egito, próximo da cidade de Minya. Além dos restos mortais, foram encontrados diversos artefatos antigos no local.

As novas tumbas descobertas do Egito Antigo

Além de novos túmulos, encontraram também mais de 20 sarcófagos de calcário, cujas tampas apresentam formato humano e contêm hieróglifos gravados.

Foram descobertos também mais um contingente de cinco caixões de madeira, inúmeros amuletos e algo em torno de 10 mil estátuas funerárias na cor azul, que eram usadas como decoração nos túmulos daquele região.

Múmia em sarcófago de calcário. Fonte: Ministério de Antiguidades egípcio/Divulgação.

Apesar da preocupação da equipe de cientistas com peças possivelmente danificadas, elas se encontravam bem conservadas e em boas condições.

De acordo com Mostafa Waziri, que é o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, esses túmulos muito provavelmente eram pertencentes aos sumos sacerdotes do deus egípcio Thoth. Entretanto, os sarcófagos e tumbas possivelmente eram dedicados ao deus Hórus.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER