Saúde/bem-estar
03/02/2020 às 05:00•1 min de leitura
Arqueólogos encontraram cerca de 16 tumbas do Egito Antigo em uma vila chamada Tuna-Al-Gabal, no Vale do Nilo, na última quinta-feira (30). De acordo com um anúncio realizado pelo Ministério de Antiguidades do Egito, elas pertenceriam a três dinastias, datadas entre 664 e 399 a.C.
Eles estavam escavando um cemitério de grandes proporções na região central do Egito, próximo da cidade de Minya. Além dos restos mortais, foram encontrados diversos artefatos antigos no local.
Além de novos túmulos, encontraram também mais de 20 sarcófagos de calcário, cujas tampas apresentam formato humano e contêm hieróglifos gravados.
Foram descobertos também mais um contingente de cinco caixões de madeira, inúmeros amuletos e algo em torno de 10 mil estátuas funerárias na cor azul, que eram usadas como decoração nos túmulos daquele região.
Apesar da preocupação da equipe de cientistas com peças possivelmente danificadas, elas se encontravam bem conservadas e em boas condições.
De acordo com Mostafa Waziri, que é o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, esses túmulos muito provavelmente eram pertencentes aos sumos sacerdotes do deus egípcio Thoth. Entretanto, os sarcófagos e tumbas possivelmente eram dedicados ao deus Hórus.