Mulher sofre de condição rara que faz pelos crescerem na gengiva

06/02/2020 às 07:002 min de leitura

Uma mulher italiana teve uma surpresa desagradável ao perceber que pelos estavam crescendo dentro de sua boca. A jovem apareceu no médico pela primeira vez em 2009, aos 19 anos, com pelos parecidos com cílios que saíam de suas gengivas. 

Na época, a jovem foi diagnosticada com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e o desequilíbrio hormonal foi apontado como causa do crescimento anormal de cabelos na região. A mulher passou, então, por uma cirurgia para que os pelos fossem retirados e recebeu um tratamento à base de pílulas anticoncepcionais com o intuito de ajudar na regulação dos hormônios. 

Pelos voltavam a crescer meses depois de retirados. (Fonte: LiveScience/Reprodução)

Crescimento incomum de pelos na gengiva é incurável

Porém, o problema da mulher com os estranhos cílios que cresciam em sua boca não parou por aí. Apenas seis anos depois a jovem voltou à mesma clínica com uma queixa parecida e o excesso de pelos havia tomado outras regiões do corpo, como o queixo e o pescoço. 

A moça explicou que havia parado de tomar as pílulas anticoncepcionais prescritas. Mais de um ano depois, ela voltou para a mesma clínica com ainda mais cabelos espalhados por toda a gengiva e explicou que, novamente, não havia seguido o tratamento indicado. 

O caso é extremamente raro mesmo entre as pacientes que também possuem SOP. De acordo com os médicos, apenas outros cinco casos foram relatados pela literatura. Além disso, é provável que a mulher sofra com o retorno dos estranhos pelos nas gengivas pelo resto da vida, já que a SOP é uma condição incurável, controlável apenas com remédio.

O que é a SOP? 

A Síndrome do Ovário Policístico, mais conhecida como SOP, é uma condição que provoca distúrbios hormonais e cistos nos ovários. Dentre os sintomas, menstruação irregular, aumento de peso e excesso de produção de hormônio masculino, são os mais comuns. 

Estima-se que a síndrome afeta entre 5% e 10% da população feminina em idade reprodutiva. Além disso, a condição é incurável, mas tem tratamento que auxilia no controle de sintomas e aumento na qualidade de vida da paciente.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: