Seja o primeiro a compartilhar

A madeira mais antiga do mundo é descoberta na Tchéquia

No ano de 2018, uma rodovia estava sendo construída próxima a cidade de Ostrov, na Tchéquia. O que era para ser uma simples escavação para a aplicação da estrada acabou se tornando muito mais do que isso. Durante as obras que estavam sendo feitas na região da Boêmia Oriental foi encontrado o objeto feito de madeira considerado o mais antigo do mundo. Um artigo publicado no periódico Journal of Archaeological Science descreve o achado.

(Fonte: Xataka Ciencia/Reprodução)

A pesquisa foi escrita por um grande conjunto de cientistas. Entre eles estão os tchecos Michal Rybnícek, Petr Kocár, Jaroslav Peška, Radko Sedlácek e Tomáš Kolár, e os alemães Bernhard Muigg e Willy Tegel.

O objeto encontrado na Tchéquia

Os escavadores encontraram uma estrutura de um poço de água. Com uma base quadrada de 80 cm por 80 cm e 140 cm de altura, o objeto era feito a partir da madeira de árvores como o carvalho e a avelã. E, ao que tudo indica, é do período Neolítico.

Segundo informações obtidas pelos pesquisadores que analisaram a estrutura, as árvores utilizadas para a produção do objeto devem ter sido derrubadas entre os anos de 5.256 a.C e 5.255 a.C. A construção do poço revela que os ancestrais neolíticos daquela região tinham ferramentas boas e um impressionante conhecimento de habilidades sofisticadas de carpintaria.

Este é o terceiro poço do período Neolítico a ser descoberto na Tchéquia nos últimos quatro anos.

Como foi medida a idade da madeira

O tempo de vida do carvalho foi descoberto por meio da dendroconologia, que é um método científico para estabelecer a idade de uma árvore a partir dos anéis em seu tronco. A madeira de carvalho que foi encontrada estava em ótimas condições, o que facilitou os estudos em cima do objeto. Durante seu crescimento, as árvores produzem, anualmente, grandes anéis em suas estruturas.

(Fonte: Florestal Brasil/Reprodução)

Caso a temporada seja de seca ou de frio, esses anéis ainda são produzidos, porém eles ficam mais estreitos. Quando o clima é bom, os anéis que se formam são maiores e mais grossos. Dessa maneira, a dendroconologia é uma ótima maneira de descobrir as situações climáticas passadas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER